‘Retratos de Mulheres de Braga’, ‘Mulheres na Praça’ e ‘Reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres’

Braga assinala Dia da Mulher ao longo de uma semana

Braga assinala Dia da Mulher ao longo de uma semana

Pub

 

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se assinala Segunda-feira, 8 de Março, Braga promove a Semana da Mulher. Assim, até 14 de Março, a Autarquia vai partilhar histórias de dez mulheres bracarenses que têm um papel relevante nas mais diversas áreas.

Sameiro Araújo, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, salienta que a Semana da Mulher “pretende ajudar a quebrar alguns estigmas e apresentar histórias de mulheres de garra que, através do seu trabalho, conseguiram deixar uma marca de excelência nas suas áreas laborais e quebrar preconceitos e desigualdades”.

Assim, as histórias de vida e percursos profissionais das dez mulheres seleccionadas serão partilhadas no portal e na respetiva página Facebook  do Município, através de uma exposição virtual que pretende mostrar o contributo destas mulheres em áreas como a Ciência, Saúde, Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Segurança e Acção Social.

A Semana da Mulher inclui ainda a realização de três conversas. A primeira – ‘Retratos de Mulheres de Braga’ – terá lugar na próxima Segunda-feira, 8 de Março, pelas 21h30, a partir da página do Facebook Desporto & Saúde Braga.

8 de Março: Conhecer ‘Mulheres de Braga’ através dos seus ‘Retratos’

Esta conversa vai contar com a participação de Lorena Diéguez (investigadora do INL); Lígia Cristina Penas (1º Sargento de Cavalaria do Exército Português); Sofia Peixoto (Cruz Vermelha); Maria da Graça Araújo (directora geral da Cachapuz); Rosa Maria Vasconcelos (provedora do Estudante da Universidade do Minho); Sónia Vilaça (directora geral e directora clínica do Hospital dos Lusíadas – Braga); Isabel Silva (directora dos Museus D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos); Amélia Anjos (médica e ex-juíza internacional de atletismo); Ana Macedo (doutorada em Estudos Culturais); e Cristina Costa (responsável pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Município de Braga/dirigente do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Educação Ambiental).

10 de Março: Quem são as comerciantes da Praça?

O programa da Semana da Mulher inclui ainda, no dia 10 de Março, pelas 15h00, na página de Facebook da Praça – Mercado Municipal de Braga, a iniciativa ‘Mulheres na Praça’. Às 15h00, Maria Teresa Rodrigues, Patrícia Silva, Rosa Magalhães e Ana Magalhães, quatro mulheres que fazem do Mercado Municipal de Braga a sua segunda casa, vão partilhar a história, a origem, as paixões e os segredos das suas vidas que têm tanto de bonito como de desafiante.

12 de Março: (Des)igualdade, assunto sempre presente, em discussão

O Dia Internacional da Mulher, mais do que uma comemoração, é um dia de luta das mulheres com coragem, que lutam pela liberdade e pela democracia, pelos direitos e pela igualdade. Trata-se de uma luta do nosso tempo, em que todos devem participar numa efetiva consciencialização para os Direitos Humanos e a Democracia, para que todos possam viver em liberdade e com dignidade e respeito,

A (des)igualdade será, por isso, o tema da última conversa, agendada para o dia 12 de Março, às 14h30, através da página de Facebook da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Aqui irá realizar-se uma mesa redonda em que se promoverá uma reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres.

À conversa, estarão Marta Mendes (Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga da APAV Braga); Carla Cerqueira (Ativista da UMAR Braga e investigadora na área dos estudos de género e media) e Alícia Wiedemann (Ativista da UMAR Braga e técnica do projeto ART’THEMIS+, programa de prevenção primária de violência de género e promoção de Direitos Humanos e igualdade de género) da UMAR Braga, e Rosa Oliveira, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, numa reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres.

  • As múltiplas formas de violência contra as mulheres, por Marta Mendes APAV Braga;
  • A acção feminista da UMAR Braga por Carla Cerqueira e Alícia Wiedeman da UMAR Braga;
  • A Estratégia Nacional Para a Igualdade e a Não Discriminação Portugal + Igual (ENIND), por Rosa Oliveira da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género;
  • Moderação de Ana Gabriela Macedo (Professora da Universidade do Minho/ Investigadora do CEHUM); e
  • Apresentação de Aida Alves (BLCS) (Apresentação do evento e dos convidados, gestão das questões / comentários do público, encerramento da sessão)

Imagens: M BRG

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Braga, Igualdade, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.