Dezasseis jovens vimaranenses disputam final intermunicipal em Vizelal

Ensino | Alunos de Guimarães passam à fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Ensino | Alunos de Guimarães passam à fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Pub

 

 

Estão escolhidos os 16 alunos do concelho de Guimarães que vão participar na fase intermunicipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que decorre neste ano de 2021, a realizar no próximo dia 23 de abril, em Vizela. O concurso pretende estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, conduzindo ao aprofundamento dos hábitos de leitura, bem como o de aferição de competências leitoras das crianças e jovens e tem sido um sucesso cada vez maior, entre as comunidades escolares, a cada ano que passa.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL), este ano na sua 14ª edição, organizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão e pela Rede de Bibliotecas Escolares de Guimarães, decorreu de 22 a 26 de fevereiro. Em virtude do Estado de Emergência, tanto as provas escritas como as provas orais foram realizadas inteiramente online e transmitidas em direto no facebook da Biblioteca. A Fase Municipal (Guimarães) envolveu um total de 78 crianças e jovens de todos os Agrupamentos de Escolas.

No 1.º Ciclo foram apurados os alunos Maria Inês Matos (AE Taipas), Lília Ribeiro (AE D. Afonso Henriques), Pedro Costa (AE João de Meira) e Marta Gomes (AE João de Meira). No 2.º Ciclo foram apurados João Carlos Andrade (AE Abação), Eduarda Marques (AE Taipas), Maria Rita Guimarães (AE D. Afonso Henriques) e Ana Leonor Abreu (AE Prof. Abel Salazar). No 3.º Ciclo foram apurados Gonçalo Fernandes (AE D. Afonso Henriques), Maria Helena Fernandes (AE de Vale de São Torcato), Leonor Araújo (AE Arqueólogo Mário Cardoso) e Marta Isabel Silva (AE Virgínia Moura). No Secundário, foram apurados Bárbara Fernandes (ES Martins Sarmento), Lara Guimarães (ES Caldas das Taipas), Luna Teixeira (ES Martins Sarmento) e Gonçalo Fortunato (ES Caldas das Taipas).

Adelina Pinto, a Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, destacou o “empenho e atitude exemplar dos jovens na forma como superam as dificuldades, adaptando-se a um novo sistema de aprendizagem e de comunicação pelos meios digitais, sem descurar a importância da leitura”.

O CNL constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido às crianças e jovens portuguesas, envolvendo escolas e bibliotecas públicas de todo o país. Este evento inscreve-se nas atividades do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa governamental da responsabilidade do Ministério da Educação em articulação com o Ministério da Cultura, o Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior e as Autarquias.

 

Imagem: M GMR + CNL / ed VN

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

 

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.