Projeto em torno do Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards em 2018

Biodiversidade | ‘Escola da Natureza’ representa Viana no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Biodiversidade | ‘Escola da Natureza’ representa Viana no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Pub

 

 

 

O projeto ‘Escola da Natureza’ foi selecionado para representar Viana do Castelo no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O projeto levado a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) será apresentado no webinar temático “Ecologia e Saúde”, no dia 19 de março, como exemplo de boas práticas desenvolvidas nos Municípios Saudáveis.

Este webinar pretende aprofundar os conceitos de ecologia e saúde, identificar estratégias e políticas públicas promotoras de desenvolvimento sustentável e promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.

O projeto ‘Escola da Natureza’, promovido e desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo para alunos do 2º e 3º ciclos de ensino básico, tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho vianense. Foi, por isso, concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade educativa em idade escolar e estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 – Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga – que, de um lado, integram o concelho de Viana do Castelo e, de outro, se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários, sendo ainda passíveis de utilizar no pós-projeto.

Em maio de 2018 o projeto do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards, obtendo o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública através do site do Natura 2000 Awards.

A iniciativa ‘Escola da Natureza’, financiada no âmbito do “Portugal 2020”, teve como parceiros os municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e contou com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.



Imagem: M VCT

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Ambiente, LifeStyle, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.