Projeto vizelense integra rede nacional de amostragem destes excelentes biomarcadores ambientais

Coração Azul lança Estação de Borboletas Noturnas em ‘Vizela Vale Encantado’

Coração Azul lança Estação de Borboletas Noturnas em ‘Vizela Vale Encantado’

Pub

 

 

Vizela vai passar a contar, a partir do próximo mês de março, de uma estação de borboletas noturnas, numa iniciativa da Coração Azul. O projeto vai ser desenvolvido em articulação com a Rede de Estações de Borboletas Noturnas, sendo este já o quarto projeto de ciência cidadã que a associação coloca no terreno.

Assim sendo, desta feita, a associação que começou por cuidar de animais errantes e entretanto foi desenvolvendo a sua atividade noutras áreas dos cuidados da fauna e flora locais irá recolher dados para a conservação e divulgação das populações deste tipo de animais que são excelentes bioindicadores da qualidade e tendências ambientais.

Inserido neste projeto mais vasto, de cariz nacional, a estação vizelense integrará uma rede com vários locais de observação e amostragem dispersos pelo país. Em cada um deles, de uma forma coordenada, far-se-á a amostragem destes insetos com recurso a um método estandardizado baseado em armadilhas luminosas.

Objetivos do projeto

1) Contribuir para um maior conhecimento das espécies de borboletas nocturnas que existem em Portugal, sobre as quais ainda existem imensas lacunas de conhecimento;

2) Avaliação de tendências populacionais e avaliação do estado das populações das espécies de borboletas nocturnas mais abundantes em Portugal;

3) Agregar entusiastas – lepidopterologistas – e divulgar a importância que as borboletas nocturnas têm para os ecossistemas no contexto de alterações climáticas e perda generalizada de biodiversidade, sensibilizando para a sua conservação e dos seus habitats.

Projeto ajudará a conhecer melhor as espécies e questões ambientais de natureza local

Este projeto junta-se a outros de idêntico cariz já existentes noutros países europeus como o Garden Moth Scheme, no Reino Unido, que conta com um elevado nível de participação e resultados notáveis no plano científico. Projetos como este apoiam-se no elevado potencial deste grupo de insetos como bio-indicadores de qualidade e tendências ambientais, em que atuam como avisadores do que se passa no meio ambiente.

Em Portugal, onde se calcula que existam entre 2.700 a 2.800 espécies de borboletas, as enormes lacunas de conhecimento da distribuição, ecologia e fenologia da maioria das espécies ainda não permitem aferir a sua resposta às alterações no uso do solo, clima e interacção com espécies exóticas, mas são também estas lacunas que proporcionam descobertas constantes, a cada sessão de amostragem.

A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas é, deste modo, um projeto relevante para melhor conhecermos as borboletas e o meio em que nos integramos, sendo esta uma forma que a Associação Coração Azul pretende adicionar mais dados ambientais aos que já tem registado no seu projeto local intitulado “Vizela Vale Encantado”.

Programa do mês de março

Ainda neste mês de Março, a Associação Coração Azul irá desenvolver algumas iniciativas que merecem destaque:

Dia 03 – Dia Mundial da Vida Selvagem
Dia 13 – Início da Estação de Borboletas Nocturnas
Dia 21 – Dia Mundial da Árvore e das Floresta
Dia 22 – Dia Mundial da Água
Dia 27 – Hora do Planeta

BioMindelo | Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)

Talento Made in Guimarães | Nuno Cachada

Imagens: CA

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.