Braga em busca de soluções para combater alterações climáticas

Braga em busca de soluções para combater alterações climáticas

Pub

 

 

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou esta quinta-feira, 25 de fevereiro, na conferência internacional ‘Uniting Mayors for Local Solutions to Global Climate Challenges/Presidentes de Câmara em Busca de Soluções Locais para as Alterações Climáticas Globais’, organizada pelo ‘Global Parliament of Mayors‘ em parceria com o ‘British Council‘. A iniciativa juntou 15 responsáveis de diversas cidades do mundo, assim como especialistas na área das soluções locais para os desafios climáticos.

O autarca bracarense, enquanto ‘Champion Climate Mayor’ responsável pela governança de um território com cerca de 200 mil habitantes e um dos mais densamente povoados de Portugal, partilhou as suas perspetivas sobre a relevância de abordar as alterações climáticas e o impacto drástico que as suas consequências terão sobre a população, nomeadamente a subida do nível do mar e as migrações relacionadas com o clima.

“É a nível local que mais sentimos o impacto das alterações climáticas, que está presente em todas as questões do nosso dia a dia, e que surgem as primeiras respostas para resolver os problemas com que nos deparamos no terreno de modo a proteger os cidadãos mais vulneráveis. Para obtermos melhores resultados é importante estarmos alinhados nos objectivos globais e termos respostas específicas para apresentar, assim como partilharmos as boas práticas existentes”, referiu.

Braga irá também participar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Este diálogo, que terá continuidade nos próximos meses, visa delinear um conjunto de ações que os responsáveis locais vão apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), que terá lugar em Novembro deste ano na cidade de Glasgow, na Escócia. “O nosso maior objetivo é enfatizar a importância da ação local e impulsionar parcerias a vários níveis com os diferentes governos, entidades regionais e a sociedade civil. Todos juntos podemos, através de um diálogo inclusivo, ter mais sucesso e alinhar os nossos compromissos e visão com as políticas que estão a ser desenvolvidas por todo o mundo, como são bons exemplos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a nível global, e o Pacto Ecológico Europeu”, sublinhou.

A conferência contou também com a presença dos outros dois ‘Champion Climate Mayors’ do projeto, Rohey Malick Lowe, da cidade de Banjul (Gâmbia), e Leoluca Orlando, da cidade de Palermo (Itália).

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

**

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Ambiente, Braga, Clima, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.