Locomotiva CP 2627 vive momento histórico nas relações ferroviárias entre os países ibéricos

Mobilidade | Primeira ligação de ferrovia elétrica entre Portugal e Espanha

Mobilidade | Primeira ligação de ferrovia elétrica entre Portugal e Espanha

Pub

 

 

A primeira locomotiva elétrica acaba de circular na ponte rodo-ferroviária sobre o rio Minho que liga Valença e Tuy. O evento aconteceu em situação experimental após a Infraestruturas de Portugal ter finalmente eletrificado, na Linha do Minho, a via férrea entre Viana do Castelo e a fronteira espanhola, deu a conhecer Miguel Bustos na Trenvista, publicação especializada em ferrovia. A ligação elétrica entre os dois países passa, por isso, a ser uma realidade após cerca de um mês de obras ao longo das quais se realizou a eletrificação deste troço.

Primeira eletrificação Hispanolusa

O primeiro ensaio foi realizado com a locomotiva CP 2627, que atravessou parte da ponte internacional sobre o rio Minho até atingir o território espanhol, onde a composição também composta por um carro de laboratório e a locomotiva diesel 1415 retrocedeu para o solo português.

A circulação da locomotiva é um marco histórico nas relações ferroviárias entre os países ibéricos. Embora compartilhem bitola, até ao momento todas as conexões internacionais têm sido feitas por linhas não eletrificadas.

Esta limitação começou a ser corrigida em 2015, quando os governos dos dois países concordaram em eletrificar todo o Eixo Atlântico. Por parte de Portugal, foi necessário estender a eletrificação a partir de Viana do Castelo, enquanto do lado espanhol foi necessário construir uma nova eletrificação a partir de Guillarei. com apenas 5 quilómetros de extensão.

Como em Espanha a tensão de alimentação é diferente da de Portugal será entretanto efetuada uma alteração que prevê limitar a circulação em modo elétrico aos comboios de dupla tensão.

Para além desta ligação, está também a ser eletrificada a linha ferroviária internacional que passa por Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, neste caso a partir de Salamanca. Será ainda eletrificada a ligação ferroviária existente entre Elvas e Badajoz, dando continuidade para Madrid através da Estremadura.

Mobilidade | Ferrovia: de Porto a Lisboa em metade do tempo

Consumo | Barca-Velha 2011 chega ao mercado dez anos depois

Imagem: Nelson Silva

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.