Promover políticas ativas de adoção e controlo da população animal

Animalia | Canil de Santo Tirso investe firme na esterilização de animais de companhia

Animalia | Canil de Santo Tirso investe firme na esterilização de animais de companhia

Pub

 

 

No conjunto dos 150 municípios do país que aderiram à campanha da Direção-Geral de Alimentação Veterinária (DGAV) para a esterilização de animais de companhia em 2020, Santo Tirso é aquele que regista o maior investimento. Ao todo, só no âmbito desta campanha, foram esterilizados no Canil Municipal de Santo Tirso um total de 423 animais.

Com a esterilização de 86 gatos, 77 cães, 145 gatas e 115 cadelas, Santo Tirso foi o município com maior investimento, num total de 12.696 euros, em castração de animais de companhia.

Em números absolutos, Santo Tirso foi o sexto com maior número de esterilizações, sendo que o maior investimento prende-se com o facto de o município ter, simultaneamente, os números mais altos de cirurgias realizadas a cadelas e a gatas, as mais complexas.

Promover políticas ativas de adoção e controlo da população animal

Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, lembra que o Município tem tido “um papel ativo não só na esterilização de animais abandonados que passam pelo canil, mas também na sensibilização da população para a importância de castrar os seus animais de companhia, garantindo-lhes uma maior esperança de vida”.

“Temos estado empenhados, não só em promover políticas ativas de adoção como também de controlo da população animal do concelho”, refere Alberto Costa.

“Efetivamente se estivéssemos a trabalhar para o ranking podíamos ter números muito superiores se tivéssemos optado por esterilizar mais machos em que as intervenções são muito mais simples e, consequentemente, mais rápidas, mas a nossa intenção é a efetividade da medida”, acrescenta. O autarca acredita que em causa está também a saúde e o bem-estar dos animais já que “estas intervenções diminuem o risco de doenças como tumores mamários”.

Todas as esterilizações foram realizadas pelo veterinário municipal no Canil e Gatil de Santo Tirso.

Imagem: Município de Santo Tirso

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.