Canil de Santo Tirso investe na esterilização de animais de companhia

Canil de Santo Tirso investe na esterilização de animais de companhia

Pub

 

 

No conjunto dos 150 municípios do país que aderiram à campanha da Direção-Geral de Alimentação Veterinária (DGAV) para a esterilização de animais de companhia em 2020, Santo Tirso é o concelho que regista o maior investimento. Ao todo, só no âmbito desta campanha, foram esterilizados no Canil de Santo Tirso um total de 423 animais.

Com a esterilização de 86 gatos, 77 cães, 145 gatas e 115 cadelas, Santo Tirso foi o município com maior investimento, num total de 12.696 euros, em castração de animais de companhia.

Em números absolutos, Santo Tirso foi o sexto com maior número de esterilizações, sendo que o maior investimento prende-se com o facto de o município ter, simultaneamente, os números mais altos de cirurgias realizadas a cadelas e a gatas, as mais complexas.

Promover políticas ativas de adoção e controlo da população animal

Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, lembra que o Município tem tido “um papel ativo não só na esterilização de animais abandonados que passam pelo canil, mas também na sensibilização da população para a importância de castrar os seus animais de companhia, garantindo-lhes uma maior esperança de vida”.

“Temos estado empenhados, não só em promover políticas ativas de adoção como também de controlo da população animal do concelho”, refere Alberto Costa, a propósito da forma como esta campanha da DGAV tem vindo a aser implementada no Concelho.

“Efetivamente se estivéssemos a trabalhar para o ranking podíamos ter números muito superiores se tivéssemos optado por esterilizar mais machos em que as intervenções são muito mais simples e, consequentemente, mais rápidas, mas a nossa intenção é a efetividade da medida”, acrescenta. O autarca acredita que em causa está também a saúde e o bem-estar dos animais já que “estas intervenções diminuem o risco de doenças como tumores mamários”.

Todas as esterilizações foram realizadas pelo veterinário municipal no Canil e Gatil de Santo Tirso.

bertrand livreiros - livraria online - livros - leitura - literatura

Imagem: MSTS

Pub

Categorias: Animalia, Santo Tirso

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.