Lista final constituída por 32 ‘mayors’ conta com outro candidato português: Carlos Carreiras, de Cascais

Território | Ricardo Rio finalista do Prémio World Mayor 2021

Território | Ricardo Rio finalista do Prémio World Mayor 2021

Pub

 

 

Ricardo Rio, o Presidente da Câmara do Município de Braga, é um dos nomes que figura, desde ontem, na shortlist de nomeados para o prémio World Mayor 2021, promovido pela City Mayors Foundation.

Após uma primeira fase, em que estiveram nomeados cerca de 80 autarcas de todo o mundo, entre os quais três Portugueses, Ricardo Rio (Braga), Fernando Medina (Lisboa) e Carlos Carreiras (Cascais), o autarca de Braga segue agora para a segunda fase. Aqui, numa shortlist constituída por cerca de 30 autarcas, faz-se acompanhar de Carlos Carreiras, sendo estes os únicos dois portugueses que passam a esta fase.

O autarca de Braga foi nomeado por personalidades inúmeras personalidades, portuguesas e de outros países europeus, refere a organização. A escolha para World Mayor 20/21 tem como análise o trabalho realizado em torno da pandemia do Covid-19 e na organização do Concelho, tornando-o mais resiliente ao nível económico, social, ambiental e estrutural.

Ricardo Rio: Nenhum autarca, em verdade, é o ‘melhor do mundo’, mas é motivo de grande satisfação

Na opinião do autarca de Braga “nenhum autarca, em verdade, é o ‘melhor do mundo'”. “Primeiro, porque todos enfrentam, de forma igualmente determinada e capaz, realidades muito heterogéneas. Segundo, porque os seus sucessos, são o resultado do trabalho de toda uma equipa e da colaboração de inúmeros parceiros, fora dos próprios universos municipais”. Ainda assim, Ricardo Rio afirma que é “motivo de grande satisfação” (…) “continuar na lista de 2021 da City Mayors Foundation”, em especial agora que “os finalistas passaram de 81 para 32 candidatos” e mais a mais “na companhia do meu amigo Carlos Carreiras”, explicou.

Ricardo Rio é…

Lúcio D., um dos que nomearam Ricardo Rio para a eleição do World Mayor 2021, disse sobre ele:

“Ricardo Rio é definitivamente um presidente da Câmara com visão transformada em ação. Com foco especial na sustentabilidade, Rio vem desenvolvendo continuamente a reabilitação urbana e transformando a cidade de acordo com as necessidades e culturas dos cidadãos. Com Rio, Braga está a transformar-se numa excelente cidade para morar e trabalhar, mas também para lazer”.

Distinguir autarcas determinados a transformar as cidades em territórios mais resilientes

Atribuídos desde 2004, estes prémios pretendem distinguir, de dois em dois anos, os Presidentes de Câmaras Municipais que, em todo o mundo, têm servido as suas comunidades com integridade, coragem e diligência.

Depois de dar destaque à ação dos Presidentes de Câmaras Municipais durante a crise dos refugiados (2016), sub-representação das mulheres no poder local (2018), a edição deste ano destaca os Presidentes de Câmaras que demonstraram uma forte capacidade de liderança no combate à crise pandémica COVID-19 e que estão determinados em tornar as cidades mais resilientes em termos económicos, sociais e ambientais, tendo proporcionado mais garantias e proteção às suas comunidades. Para figuarem nesta lista, os autarcas “precisaram de mostrar consciência das implicações de longo prazo da pandemia”.

A decisão é tomada por um painel de personalidades que integram a fundação. Sendo certo que o voto de cada um tem o seu peso, o mais importante são as opiniões expressas deixadas pelo público nos votos realizados por email em apoio aos seus autarcas favoritos.

Carlos Carreiras sinaliza paradoxo da atribuição do galardão

“Esta nomeação, a exemplo de outros prémios que a câmara recebeu, prestigia essencialmente a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis. Paradoxalmente, é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19”, disse Carlos Carreiras sobre esta nomeação, em declarações citadas por Carlos Nogueira no Diário de Notícias.

Europeus em maioria entre os restantes nomeados

“Ricardo Rio e Carlos Carreiras estão entre os 17 presidentes de municípios europeus, que incluem os autarcas de Grigny, Grenoble e Saint-Omer (França); Mannheim e Rostock (Alemanha); Milão, San Bellino e Villa del Conte (Itália); Arnhem, Dantumadiel e Roterdão (Holanda); Varsóvia (Polónia); Bratislava (Eslováquia); Helsingborg (Suécia); Manchester (Inglaterra).

Da América do Norte estão nomeados os autarcas de Long Beach, Milwaukee, Richmond e Washington, dos Estados Unidos, e da Cidade do México. Na América do Sul estão nomeados os líderes das cidades de Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Guarulhos (Brasil).

Da Ásia estão nomeados os autarcas de Deli (Índia), Pasig (Filipinas), Raqqa (Síria) e Ancara (Turquia), enquanto de África foram escolhidos os presidentes dos municípios de Kingali (Ruanda) e Freetown (Serra Leoa). Na Oceania, consta o nome da autarca australiana de Melbourne”, explicita o DN.

Lucky Star | ‘La Voce della Luna’ de Federico Fellini, caos mental e mundo contemporâneo

Imagem: RR

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.