6 de fevereiro: ‘Receitas caseiras para controlo de pragas e fertilização do solo’

Ensino | Eco-escolas realiza webinar de apoio às Hortas Bio

Ensino | Eco-escolas realiza webinar de apoio às Hortas Bio

Pub

 

 

Eco-escolas


 

 

No próximo sábado, 6 de fevereiro, a ABAE – Associação Bandeira Azul, promotora do programa Eco-escolas, que conta no ano letivo 2020-2021 com quase 1.800 escolas inscritas, realiza um encontro formativo online, no âmbito do Projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas sobre “Receitas caseiras para controlo de pragas e fertilização do solo”.

O projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, lançado pelo Programa Eco-Escolas da ABAE  no ano letivo 2012-2013, pretende estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. Para o efeito tem vindo a contar com uma adesão de cada vez mais escolas, incentivadas também pelos respetivos municípios, nomeadamente Famalicão e Guimarães, a participarem. O projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares.

É neste sentido, de forma a contribuir para o sucesso das hortas escolares, que a Associação Bandeira Azul da Europa ora dinamiza o presente webinar/workshop dedicado ao tema “Receitas caseiras para controlo de pragas e fertilização do solo”.

A sessão destina-se a professores, alunos e encarregados de educação.

Tópicos do webinar/workshop:

  • Receitas caseiras para combater pragas
  • Receitas de fertilizantes líquidos/ chorumes
  • Produtos caseiros para fertilizar o solo
  • Dicas para a compostagem

Carlo Ballis, o formador: um historiador apaixonado por agricultura biológica

O formador que orientará a sessão é Carlo Ballis. Apesar de a sua formação de base ser em História da Arte, é um apaixonado pela Agricultura Biológica.

Na Bélgica conheceu métodos baseados nas teorias de Rudolf Steiner, sobre a Agricultura Biodinâmica. No México, experimentou algumas técnicas inovadoras, na Quinta Biológica Yimtii, na floresta tropical, na costa do estado de Oaxaca. Em Itália, na cidade de Bolzano, criou um projeto de Espirais de Aromáticas e realizou várias palestras em escolas.

Já em Portugal, foi responsável pela horta biológica e pedagógica na Quinta do Villar, em Cascais. Construiu ainda uma horta biológica, para uso das escolas, na Quinta da Cruz, do Município de Viseu.

 

Imagens: Eco-escolas

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.