Adoção de melhores práticas ambientais e reorganização espacial do território entre as preocupação conducentes à criação deste novo espaço empresarial

Ponte de Lima aprova projeto de Regulamento do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas

Ponte de Lima aprova projeto de Regulamento do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas

Pub

 

 

Ponte de Lima aprovou na última Reunião de Câmara, realizada a 25 de janeiro, o projeto de Regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas lançado há ano e meio atrás, correspondendo a um investimento de mais de 4,3 milhões de euros.

Dotado de condições ímpares, este é o único Pólo Industrial dedicado exclusivamente à transformação de pedra. Dispondo de uma área de cerca de 22 hectares, dividido por 28 lotes, cujas áreas variam entre os 900m2 e os 20.000m2, o Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, localiza-se no lugar da Presa, no Monte de Antelas, em Arcozelo, nas proximidades das áreas de extração de granito.

A criação deste Pólo Industrial assenta num espírito de desenvolvimento integrado e autossustentado, com o objetivo de valorizar e induzir externalidades do que é “natural”. O Município de Ponte de Lima pretende, assim, associar uma nova abordagem na exploração do granito das Pedras Finas de Ponte de Lima, nomeadamente, na adoção de melhores práticas ambientais, produções mais limpas, melhores técnicas disponíveis e reorganização espacial, beneficiando todas as entidades públicas e privadas envolvidas na adesão a um verdadeiro conceito de eficiência coletiva.

Esta lógica de sustentabilidade assenta em projetos que permitam criar simultaneamente riqueza e bem-estar às comunidades locais, simplificando o reordenamento do território e a concentração de empresas dispersas, mediante o uso partilhado de infraestruturas e serviços, uma vez que passam a dispor de melhores condições para se reorganizarem na modernização e inovação.

O granito das Pedras Finas tem vindo a ser exportado principalmente para Espanha e França.

Regulamento segue para aprovação em Assembleia Municipal

Como entidade gestora do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, o Município de Ponte de Lima assume a prestação de serviços comuns no interesse direto dos operadores económicos a instalar no Pólo Industrial.

Assim, o regulamento do Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal liderado por Victor Mendes, tem como objetivo o estabelecimento das condições de alienação dos direitos de propriedade sobre os lotes que constituem o Polo Industrial do Granito das Pedras Finas, uso, ocupação e transformação do solo.

bertrand livreiros - livraria - livros - comprar online

O projeto de Regulamento do Pólo Industrial das Pedras Finas, será submetido para apreciação e aprovação da Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

O negócio da pedra naturalnegócio da pedra natural, em Portugal, segundo o Dinheiro Vivo, responde por um volume de negócios da ordem dos mil milhões de euros anuais, com mais de 400 milhões a serem gerados nos mercados externos. Portugal é o 8º maior exportador do mundo de um recurso que se pode encontrar em quase todo o território nacional e que assegura cerca de 13 mil empregos agregados a 2100 empresas.

Regulamento - Polo Industrial do Granito das Pedras Finas - Ponte de Lima

Imagens: (0) GE, (1) M PTL

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Economia, Extração

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.