Preparar desafios ainda não inventados em encontros internacionais promotores da Democracia, Liberdade e Educação para a Cidadania Global

Juventude | Crianças e jovens discutem ‘Amanhã’ na PASEC

Juventude | Crianças e jovens discutem ‘Amanhã’ na PASEC

Pub

 

 

PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, em parceria com organizações internacionais de juventude de Itália e Espanha, organizou entre os dias 20 de dezembro de 2020 e 13 janeiro 2021, os principais momentos de formação da Assembleia Internacional Juvenil 20.21. O evento foi apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Foram mais de trinta as atividades realizadas em três países em simultâneo (Itália, Portugal e Espanha). Adaptada aos atuais tempos de pandemia de COVID-19, as atividades foram realizadas por grupos de trabalho para evitar ajuntamentos e cumprindo as regras de saúde pública exigidas.

‘Líderes do Amanhã’ habitam margens para lá do horizonte

As dezenas de ações tiveram um formato online e presencial a partir do tema integrador “Os Líderes do Amanhã”. O tema principal da AIJ. 20.21 foi “Habitamos nas Margens para além do Horizonte”, mas estes últimos dias foram dedicados a descobrir as qualidades que as crianças e jovens têm de ter para enfrentar os desafios que ainda não foram inventados.

Um dos principais pontos de reflexão, numa fase em que se exige aos cidadãos rápidas adaptações, sacrifícios e até mesmo abdicação de liberdades consideradas adquiridas, passou pelo debate sobre a preparação das “gerações futuras” para o compromisso com a Democracia, a Liberdade e a Educação para a Cidadania Global.

Nesse sentido, foram preparadas e organizadas pela PASEC masterclasses com diversos especialistas internacionais, realizaram-se vários Workshops Artísticos, Reflexões, Debates Online, Sessões de Animação Desportiva, Espetáculos Online e muitas mesas redondas.

AIJ. 20.21

As atividades tiveram lugar em 7 territórios de 3 países e envolveram mais de oito centenas de crianças e jovens.

No final foi aprovado uma declaração final intitulada “Preparar os Desafios que ainda não foram inventados… os Líderes do Amanhã…”.

A Assembleia Internacional Juvenil continuará ainda durante o mês de janeiro e fevereiro de 2021 em formato online, integrando desta vez cinco países Portugal, Espanha, Itália, Hungria e Albânia.

Peregrinar | Pandemia causa intensa redução de partidas de Braga para Santiago de Compostela

Imagens: PASEC

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.