Inês Lozano e dupla Eduarda de Moraes e Carlos Queiroz encontram-se também no pódio de vencedores da competição de fotografia

Anita Amorim vence concurso ‘Diferentes Olhares sobre a Igualdade’

Anita Amorim vence concurso ‘Diferentes Olhares sobre a Igualdade’

Pub

 

 

Anita Amorim, Inês Lozano e a dupla constituída por Eduarda de Moraes e Carlos Queiroz foram os concorrentes vencedores do concurso de fotografia “Diferentes Olhares sobre a Igualdade”, promovido pelo Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural, que decorreu entre Outubro e Dezembro de 2020, O concurso apoiado pela Município de Braga chega, por isso, à sua etapa final.

Esta iniciativa, que visou a sensibilização dos jovens entre os 15 e 18 anos para questões de igualdade de género, foi promovida junto das escolas do município, e rececionou 20 candidaturas de jovens que, individualmente ou em grupo, procuraram abordar o tema com recurso à fotografia.

Candidaturas ao concurso de fotografia mais pontuadas distinguidas com prémios

Após uma cuidadosa análise das submissões pelo júri, composto por elementos de diversas áreas e instituições locais, foram premiadas as três candidaturas mais pontuadas, sendo que o topo do pódio foi para Anita Amorim, que receberá uma máquina fotográfica instantânea Polaroid OneStep+ i Type Instant, oferecida pela FNAC. Anita Amorim teve também direito ao prémio de ‘Reconhecimento do Público’, uma escolha realizada por votação online na página facebook do projeto.

“Nesta seleção de fotografias, propus-me a captar a Igualdade de Género através do direito de cada um assumir a sua aparência física, sem estar sujeito a comentários depreciativos e a olhares reprovadores da sociedade”, destaca Anita Amorim sobre os trabalhos apresentados a concurso. Para isso, a jovem fotógrafa incluiu “um elemento representativo da masculinidade – o blazer negro – e da feminilidade – a maquilhagem – em todos os sujeitos”.

juventude - divercidade - igualdade - braga - concurso - fotografia

Em segundo lugar ficou Inês Lozano. “A igualdade baseia-se em acabar com os estereótipos do que deve ser destinado à mulher e do que deve ser destinado ao homem, fazendo assim com que os dois tenham liberdade de abraçar novas oportunidades nas mesmas condições”, referiu.

A dupla Eduarda de Moraes e Carlos Queiroz ficou, por sua vez, em terceiro lugar. “A nossa ideia foi fotografar alguém LGBT+ com a bandeira, mantendo as cores o mais vibrante possível, de forma a representar a diversidade”, indicam os jovens.

juventude - divercidade - igualdade - braga - concurso - fotografia

Os vencedores dos segundo e terceiro lugares serão premiados com um cartão Quadrilátero, da Associação Quadrilátero Urbano, que garante 50% de desconto em vários espetáculos.

Projecto DiverCidade promove integração de jovens em Braga

O projecto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural é uma iniciativa do Município de Braga, financiada pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que tem por objectivo promover espaços, oportunidades e movimentos de informação que fomentem a integração e união das diversas comunidades migrantes que habitam na Cidade de Braga.

Território | Braga prepara Regulamento de Infraestruturas no Subsolo em Espaço Público

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.