Pub
Braga ativou o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-abrigo no nível Amarelo devido à previsão de tempo frio, nomeadamente de temperaturas mínimas que podem variar entre os 0ºC e os -2ºC, com especial incidência entre os dias 2 e 6 de Janeiro.
A ativação deste plano prevê a manutenção do Centro de Alojamento de Emergência (CAE), situado na Praça Francisco de Holanda, em paralelo com a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) para pessoas em situação de sem-abrigo no âmbito da pandemia de COVID-19; a ativação de Equipas de Rua; e a manutenção da segurança do CAE.
Plano em vigor desde as 19h00 de 2 de janeiro
Este Plano estará em vigor entre as 19h00 de hoje, 2 de Janeiro, e as 09h00 do dia 07 de Janeiro. Após este período inicial e às 12:00 horas do dia 07 de janeiro, será feita atualização da previsão meteorológica e decidido o eventual prolongamento do presente acionamento.
Recorde-se que o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das ações de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e ativados os recursos existentes de apoio à população de pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio.
Medidas de contingência municipais ativadas em momentos de risco para pessoas sem-abrigo
Em situações críticas, nomeadamente condições meteorológicas adversas como as que se verificam, as pessoas em situação de sem-abrigo encontram-se mais vulneráveis e eventualmente mais recetivos às propostas de ajuda e encaminhamento institucional.
As ações de resposta aos efeitos e consequências decorrentes do tempo frio, devem ser tomadas em tempo oportuno e em conformidade com a avaliação da situação do estado do tempo e previsão da sua evolução a concertar entre o IPMA e a Divisão Municipal de Proteção Civil (DMPC) do Município de Braga.
Na iminência ou ocorrência de tempo frio, que coloque em risco a vida da população de pessoas em situação de sem-abrigo, são de imediato tomadas medidas de contingência, por parte das diversas entidades competentes da Câmara Municipal de Braga, através da Divisão de Proteção Civil e do Gabinete de Ação Social, que desencadearão as ações previstas em articulação com os restantes organismos e instituições que concorrem para o Plano em questão.
Pandemia | Vacinação em lares arranca em 25 concelhos de alto risco
Lusofonia | Livrarias embaixadoras da língua e cultura lusófona
Imagem: Fernando Araújo
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: [email protected]
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.