Ativistas de Vila do Conde aprofundam insatisfação com panorama da área protegida
Ambiente | ‘Grito pela ROM’, Solidarity Soul e FAPAS manifestam-se pela Reserva Ornitológica de Mindelo

Pub
A Solidarity Soul, associação de caráter solidário e ambiental liderada atualmente por Beatriz Conceição, de Vila do Conde, e o núcleo da associaçao ambientalista FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens ‘Salvar a ROM’, liderado por Vítor Gonçalves, organizaram um ‘Grito pela ROM’, protesto que se irá efetuar online pelas 16h00 do próximo dia 17 de janeiro.
Aquela associação, fortemente empenhada na valorização ambiental, histórica e cultural da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM) entende que “são necessárias medidas urgentes que reponham o real valor desta área protegida”. Contactou, por isso, a FAPAS, com o propósito de ‘Salvar a ROM’ que, no seguimento desse convite, se disponibilizou para dar força a esta causa com o empenho que se lhe reconhece nesta matéria.
Esta manifestação acontece depois de uma polémica intervenção na ROM, fundamentada no projeto Naturconde, que não deixa satisfeitos os ambientalistas, uma vez que a fauna e flora da zona não tem saído beneficiada e de algum modo se conseguiu a recuperação das características intrínsecas que fizeram da Reserva Ornitológica de Mindelo a primeira área protegida de Portugal.
O que se pretende com esta manifestação?
- Reinvidicar medidas urgentes e condizentes com os valores propostos em carta de princípios própria. Nesta carta, destaca-se o conservacionismo, a sustentabilidade e a mensuração;
- Chegar a uma entendimento positivo e construtivo para o futuro da ROM por
via do diálogo; e - Reforçar a notoriedade da Reserva Ornitológica de Mindelo.
Um ‘Grito pela ROM’ requer inscrição
Assim, estas associações convidam todos a gritar alto e bom som às 16h00 de 17 de janeiro, domingo: “Juntos pela Reserva Ornitológica de Mindelo!”. A manifestação decorrerá via ZOOM e requer inscrição. As inscrições são abertas a todos os cidadãos podem ser efetuadas até dois dias antes. Oportunamente, os inscritos receberão o link da videoconferência através do email indicado aquando da inscrição
Em julho passado, ambas as associações haviam já alertado para o facto de a ROM se estar a aproximar de um parque de lazer, o que pode colocar em causa a sustentabilidade desta área protegida, exigindo medidas para a sua recuperação.
Imagens: (0) Vítor Gonçalves, (1) SS
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

35 bicicletas elétricas fomentam mobilidade suave
Mobilidade | Santo Tirso ‘Pedala’ elétrico e barato

Alberto Costa: O empreendedorismo constitui um eixo essencial para a criação de emprego qualificado
Empreender | Nascem 21 empresas por mês em Santo Tirso

Braga
Dependências | Projecto Homem em Viena para participar na Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas
Comente este artigo
Only registered users can comment.