Valorização ambiental de espaços comuns é da responsabilidade de cada um e de todos

Ambiente | Braga recolheu mais de 1.300 t de resíduos sólidos

Ambiente | Braga recolheu mais de 1.300 t de resíduos sólidos

Pub

 

 

Braga, no âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, procedeu à limpeza de 1.312,08 toneladas de resíduos sólidos, espalhados por 13 freguesias do concelho. Priscos 369,84t; Sobreposta 271,42t; S. Paio D`Arcos 181,8t; São Vicente 118,86t; Mire de Tibães 110,90t; Tadim 86,14t; Figueiredo 50,82t; Crespos 37,82t; Nogueira e Lamaçães 33,18t;  Tebosa 24,9t; Sequeira 17,96t; e Palmeira 8,98t são as freguesias  onde os trabalhos foram realizados.

Em 2019, na Semana do Clima, o município bracarense realizou idêntica acção, tendo obtido resultados um pouco mais modestosAltino Bessa, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, em jeito de balanço, alertou para o problema da existência de lixeiras espalhadas pelo Concelho, ‘onde se encontra todo o tipo de resíduos, desde electrodomésticos, pneus e colchões a entulho das obras, entre outros, que evidenciam comportamentos errados. Além de prejudicarem a paisagem e o ambiente e representarem uma despesa para os contribuintes, levam outras pessoas a depositarem também o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões’.

Foram também identificadas muitas situações de depósitos de resíduos de maior dimensão junto aos contentores de lixo, deixando muitos cidadãos indignados.

Vigilância de espaços comuns é da responsabilidade de todos

Altino Bessa salienta que, com esta acção, se pretendeu também sensibilizar a população para a necessidade de adopção de práticas ambientais responsáveis e promover a educação ambiental das populações, principalmente dos adultos que, por via dos seus comportamentos, transmitem aos mais novos comportamentos errados.

O vereador sublinhou ainda a importância de cuidar da paisagem, do ambiente e da qualidade de vida no Concelho, bem como a necessidade da população adoptar práticas de vigilância, denunciando às autoridades os responsáveis pelo depósito de resíduos através de email para municipe@cm-braga.pt ou ambiente@cm-braga.pt, se possível com fotografias, nomes e/ou contactos que permitam identificar os infractores.

24/12/2020 | Aos leitores, colaboradores e amigos, votos de um Feliz Natal

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.