ONG conta 2020 em foto-história recheada de emoção

Saúde | Médicos sem Fronteiras. Um ano em imagens

Saúde | Médicos sem Fronteiras. Um ano em imagens

Pub

 

 

Todos os anos são, à sua maneira, irrepetíveis, mas 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, foi um ano como nenhum outro de que tenhamos memória nas nossas vidas. A Médicos sem Fronteiras (MSF), de dezembro de 2019 a novembro de 2020, respondeu, como é seu hábito, a crises, emergências e necessidades urgentes de saúde um pouco por todo o mundo.

Pandemia de Covid-19 marca profundamente este período

Uma gama diversificada de funcionários, fotógrafos locais e de agências capturou as equipas de trabalho respondendo a surtos de sarampo e tuberculose, a salvar pessoas no Mar Mediterrâneo, a prestar assistência a pessoas deslocadas ou envolvidas em conflitos, a dar atendimento médico a pessoas após tragédias e catástrofes, acidentais ou naturais, como a explosão de Beirute ou uma violentíssima tempestade em El Salvador.

Mas é a pandemia de Covid-19 que ressoa. A MSF fez um balanço de um ano especialmente duro, divulgando uma coleção de imagens da resposta à pandemia em todo o mundo. Mas, surpreendentemente, cobre vários países nos quais as equipas de MSF responderam a uma escala impensável antes da pandemia: lares de idosos em Espanha e Estados Unidos, hospitais no Brasil e na Suíça, refúgios para pessoas vulneráveis ​​na Bélgica e em França.

“Vemos que este novo coronavírus afetou profundamente alguns dos sistemas de saúde mais avançados do mundo. Isso aconteceu em países com uma rede de segurança social, onde a maioria das pessoas tem acesso a água corrente e espaço para se isolar. A nossa maior preocupação vai para quando o vírus se alastrar a locais com sistemas de saúde mais frágeis e nenhuma ou muito limitada rede de segurança básica”.

Imparcialidade, independência, neutralidade

A foto-história divulgada pela MSF contempla um total de 53 imagens que contam apenas algumas das inúmeras histórias das suas atividades médicas e humanitárias em mais de 80 países ao longo dos últimos 12 meses.

A MSF é uma organização não governamental de cariz humanitário cuja ação se pauta pela ética médica e pelos princípios da imparcialidade, independência e neutralidade e que desenvolve ação internacional de há longa data a esta parte.  Oferece assistência médica a pessoas afetadas por conflitos, epidemias, desastres ou exclusão dos serviços de saúde. As suas equipas de trabalho são constituídas por dezenas de milhares de profissionais de saúde, logísticos e administrativos – a maioria deles contratados localmente.

Donativos que contam

Para levar mais longe o seu auxílio, a MSF conta também consigo, na medida da sua disponibilidade e possibilidade. Hoje, outro sprecisam, amanhã quem sabe somo snós a Em 2019, 96% do orçamento da organização proveio de donativos realizados por cerca de 6,5 milhões de doadores de todo o mundo.

 

Imagens: (0) Nora Teylouni – MSF, (1) Nicolas Guyonnet, (2) Veejay VillaFranca, (3) Olmo Calvo, (4) Albert Masias – MSF, (5) Hannah Wallace Bowman, (6) Enri Canaj – Magnum Photos fos MSF, (7) Diego Baravelli, (8) Tatiana Gaviuk – MSF, (9) (Hannah Wallace Bowman, (10) Nasir Ghafoor

Fotografia | ‘Braga é Natal’: ‘O Brinquedo e a Neve’ – exposição online

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.