‘Contos do Minho’ de Manuel Couto reeditados em Esposende

‘Contos do Minho’ de Manuel Couto reeditados em Esposende

Pub

 

 

Esposende iniciou, em 2016, um projeto de valorização da vida e obra do escritor Manuel de Boaventura, patrono da Biblioteca Municipal. Além de ter instituído o Prémio Literário, o Município de Esposende desenvolveu diversas iniciativas, entre as quais se destaca a reedição crítica das obras mais representativas do escritor.

Assim, foram reeditadas as obras “O Solar dos Vermelhos” (2017); “Crimes dum Usurário” (2018), “No Presidio, Memórias dum conspirador” (2019) e, em 2020, “Contos do Minho”, numa coleção de capa dura, com fixação de texto de Sérgio Guimarães de Sousa e estudos introdutórios do mesmo e de Manuel Albino Penteado Neiva.

Considerando que 2020 é um ano excecional, devido à crise pandémica que nos assola, a sessão de lançamento da obra “Contos do Minho” foi sucessivamente adiada, esperando uma melhoria das condições sanitárias, o que não veio a verificar-se.

O Município de Esposende entende ser seu dever colocar à disposição do público o mais recente livro da coleção “Obras de Manuel de Boaventura”, intitulado “Contos do Minho”, mesmo sem a habitual sessão de lançamento.

O preço de venda ao público é de dez euros e pode ser adquirido na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e nas livrarias locais que manifestem interesse, beneficiando de um desconto de consignação previsto nas deliberações municipais.

De referir que, paralelamente à reedição da obra do escritor, da continuação da atribuição do Prémio Literário, cujo concurso relativo 2020 se encontra aberto, da inventariação e estudo do espólio doado ao município, está na fase final o processo de aquisição da Casa do escritor, em Palmeira de Faro, que será transformada em Casa Museu.

Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, Esposende, e faleceu em Esposende a 25 de abril de 1973, vítima de um acidente de viação.

Em 1906 e por casamento com D. Ana da Conceição de Azevedo fixou residência no lugar de Susão, na freguesia de Palmeira de Faro, Esposende, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e uma notável colaboração jornalística nas principais revistas e jornais nacionais, a par da sua atividade como professor.

Manuel de Boaventura conviveu com os principais autores da sua época (José Régio, João de Araújo Correia, Ferreira de Castro, Joaquim Paços d’Arcos, entre vários outros), e foi reconhecido como um escritor de nomeada.

Sérgio Guimarães de Sousa, reconhecido especialista de literatura refere, no texto introdutório da reedição d’ “O solar dos Vermelhos”, (2017), que, logo após Camilo, teria sido quem melhor soube prosseguir a conversão da ruralidade do Minho em lugar mítico da criação literária, preservando o legado etnográfico e popular da região.

Já em 1961, o jornalista e escritor Guedes de Amorim escreveu no Século Ilustrado um artigo intitulado “Manuel de Boaventura, Um grande escritor”, onde advoga que “os contos de Boaventura representam, mesmo em confronto com os de Camilo, das mais belas páginas que as terras, as gentes e os costumes minhotos têm inspirado”.

Apaixonado pelo folclore, fundou a Ronda de Vila Chã, Esposende, que, rapidamente, granjeou reputação de nomeada, mantendo-se ainda hoje como um dos mais genuínos ranchos do norte do país.

[em atualização]

É URGENTE acabar com o terrorismo e promover a paz em Moçambique

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.