O papel positivo das emoções negativas

O papel positivo das emoções negativas

Pub

 

 

Alguma vez pensou no papel positivo das emoções negativas? Sabe que a ansiedade, a tristeza, a raiva e o medo (quando não associadas a perturbações psicopatológicas) desempenham igualmente um papel positivo na nossa vida? Vamos lá, então, perceber como.

Ansiedade

Imagine que tem um teste, uma entrevista de emprego, uma prova desportiva ou qualquer outro evento que o desafie. É expectável que se sinta ansioso e com necessidade de se prepar para enfrentar o que tem pela frente. Essa preparação e dedicação atempadas aumentam a probabilidade de obter melhores resultados. Pelo contrário, se não se sentir minimamente ansioso, a preparação será menor e menos duradoura e, por isso, a probabilidade do desafio ser bem sucedido será menor.

Tristeza

Utilizemos o exemplo anterior. Suponha que reprova num teste, não consegue o emprego que tanto queria ou que não ganha o 1º lugar numa prova desportiva. A tristeza sentida pode ser positiva a longo prazo, no sentido em que o fará analisar aquilo que poderia ter sido dito ou feito de forma diferente, aquilo que correu bem, aquilo que correu menos bem e estabelecer novos objetivos e metas a atingir e novas formas de lá chegar. Ou seja, uma maior dedicação e, acima de tudo, uma maior preparação (ou, simplesmente, diferente).

Raiva / Irritação / Revolta

Suponha também que vai a uma loja e que é muito mal atendido. Para complicar, imagine que na hora do pagamento os preços do recibo são bastante mais caros do que aqueles que estavam marcados nas etiquetas. Naturalmente, fica irritado com toda esta situação e, por isso, faz uma reclamação do serviço. Essa reclamação pode não “apagar” o mau momento que vivenciou, mas pelo menos faz com que o preço final da sua compra seja o justo e com que os funcionários passem a ter mais atenção à forma como atendem os clientes e à marcação dos preços.

Medo

Consideremos um exemplo muito simples. Imagine que vai a atravessar a passadeira, avista um carro e percebe que este não vai travar ou parar atempadamente. É claro que se assusta. O medo de ser atropelado fá-lo parar, correr ou recuar, ou seja, salvar-se. O mesmo acontece numa situação em que aviste, por exemplo, um animal desconhecido. Não sabe o que é, se é perigoso, se não é, se o vai atacar ou não. O medo pode fazeê-lo simplesmente afastar ou tomar precauções e evitar o perigo.

Emoções negativas são também emoções positivas

Como pode ver, todas estas emoções negativas – ansiedade, tristeza, raiva, medo – podem desempenhar um papel positivo no nosso dia a dia. Já tinha pensado nisto? Também faz sentido para si?

Consegue imaginar outros exemplos em que a ansiedade, a tristeza, a raiva ou o medo possam ser positivos? Ou pensar em momentos da sua vida em que estas emoções acabaram por ser surpeeendemente “boas”?

Ensino | #Estudoemcasa vence Portugal Digital Awards

110 projetos de Criação e Edição apoiados pelo Governo

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende

Pub



Imagem: Luis Galvez

Apoiar a VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Braga assinala Dia das Cidades Educadoras

‘Habitar Famalicão’ é estratégia municipal para habitação

António Cunha toma posse como presidente da CCDR-N

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Ciência, Sociedade

Acerca do Autor

Diana C. Pereira

Diana C. Pereira - Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho. Psicóloga Júnior na área da Psicologia Clínica e da Saúde.

Comente este artigo

Only registered users can comment.