#Estudoemcasa vence Portugal Digital Awards

#Estudoemcasa vence Portugal Digital Awards

Pub

 

 

O projeto #EstudoEmCasa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, venceu a 5ª edição do Portugal Digital Awards, na categoria especial «Melhor Projeto Digital de Responsabilidade Social». A edição 2020 do Portugal Digital Awards contou com 350 candidaturas divididas por todos os setores da economia portuguesa, tendo sido validados 139 projetos.

Um outro projeto do Ministério da Educação – a aplicação eletrónica E72 – foi finalista em duas categorias.

O propósito do Portugal Digital Awards é divulgar e premiar os melhores projetos de transformação digital das organizações nacionais, sendo muito relevante que o Ministério da Educação consiga estar na vanguarda deste desígnio, que se tornou ainda mais premente devido à pandemia.

#EstudoEmCasa

Desenvolvido em parceria com a RTP, o #EstudoEmCasa foi criado num momento de emergência, oferecendo blocos pedagógicos temáticos aos alunos afastados da escola devido à pandemia.

Após o reconhecimento generalizado da mais-valia e do impacto deste recurso – que demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, numa altura muito específica de confinamento, tendo sido igualmente um recurso utilizado além-fronteiras e seguido por um conjunto diverso de pessoas fora da idade escolar – o Ministério da Educação e a RTP relançaram e alargaram o #EstudoEmCasa. Como consequência da vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021 passou a contemplar também o Ensino Secundário, transformando-se numa ferramenta à disposição dos docentes (no trabalho presencial ou a distância que desenvolvem), um apoio para os alunos que estiverem em casa, e/ou um «companheiro de estudo».

Disponível ao longo de todo o ano letivo, com 150 blocos pedagógicos temáticos semanais do 1.º ao 12.º ano, o #EstudoEmCasa está acessível na RTP Play e na app criada para o projeto, com a emissão de cada dia disponibilizada em blocos individualizados, bem como no site da Direção-Geral da Educação, tornando-se, assim, no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa, acessível a todos, e em formato televisivo (uma vez que as aulas do ensino básico são transmitidas na RTP Memória).

Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da Educação encontrou na RTP um parceiro inequívoco e incondicional de uma missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de monta, contando com o apoio das editoras Leya e Porto Editora, neste ano letivo.

E72

Também numa altura em que as escolas enfrentavam novos desafios no processo de ensino-aprendizagem, atendendo à situação epidemiológica do país, o Ministério da Educação disponibilizou a aplicação eletrónica E72. Uma nova modalidade de comunicação, que a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) passou a ter ao dispor dos utilizadores registados, possibilitando as respostas a dúvidas ou questões que surjam, no espaço de 72 horas.

Numa ótica de melhoria contínua da qualidade do serviço público, esta ferramenta permite a receção e resposta centralizada das comunicações, bem como a sua monitorização personalizada, procurando esclarecer rapidamente e com maior eficácia. Esta ferramenta está e estará acessível para lá do momento em que foi criada.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

contacto visual - internet - comunicação - dados

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Ensino, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.