Carvalho Americano, Árvore do Ano 2020 em Vizela

Carvalho Americano, Árvore do Ano 2020 em Vizela

Pub

 

 

Um majestoso Carvalho Americano – Quercus rubra L. – localizado no coração de um local emblemático, uma quinta cheia de história – o Paço de Gominhães – venceu a primeira edição da “Árvore do Ano de Vizela”, um organização da Coração Azul.

Identificação

Nome Comum: Carvalho Americano

Nome Científico: Quercus rubra L.

Idade: 60 (1960)

Largura: 4.05 metros

Local: S. João de Vizela (Paço de Gominhães)

Este Carvalho Americano é um conhecido das escolas, dos amantes da ruralidade, da história e da natureza, e está situado num dos locais mais emblemáticos da história nacional, o Paço de Gominhães (construído em 1280 – reinado de D. Sancho I). Este Quercus rubra L. foi plantado em 1960 e ainda é possível identificar os obreiros deste monumento que ganha cada vez mais valor com o passar dos anos. Apresenta hoje um perímetro de 4,05 metros (medição ao nível do peito humano) e alberga já diversas espécies de animais.

Sobre o vencedor do concurso deste ano, foram várias as mensagens registadas pela Coração Azul: “É das árvores que mais dá sombra a Vizela”, “Uma árvore que bebe a água canalizada por romanos” e também, entre outras, “Uma árvore plantada com objetivo de ter uma centralidade num local histórico”.

Este carvalho não é uma espécie endémica no território nacional. Pelo contrário, a sua origem encontra-se na costa atlântica americana entre o Canada e EUA. Hoje é bastante comum encontrar em Portugal e é na época outonal que os tons avermelhados das folhas cativam muitos apaixonados pela natureza.

Vizela Green Week, iniciativa com sucesso

Com a iniciativa “Vizela Green Week” promovida pela Associação Juvenil Coração Azul surgiu o concurso para a eleição da Árvore do Ano de Vizela. O concurso pretendeu chamar a atenção para o património ambiental vizelense e terminou com milhares de interacções entre a comunidade. Pelas redes sociais da associação registaram-se nesta primeira edição mais de 41 mil pessoas alcançadas, somando-se ainda as notícias na comunicação social e divulgação dos parceiros do projeto. Ou seja, um sucesso que tem já caminho aberto para a segunda edição.

Na votação aberta à comunidade, esta espécie conquistou por unanimidade os votantes nas redes sociais e no inquérito realizado. Ao todo teve 7020 pessoas alcançadas, 595 cliques, 326 reacções e arrecadou 20.6% dos votos no inquérito.

Espécimes concorrentes em 2020

Nota final para as demais espécies em concurso: Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.); Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia); Plátano (Platanus sp.); Oliveira (Olea europaea); Bétula-branca (Betula pendula sp.); Sobreiro (Quercus suber); Castanheiro (Castanea sativa); Camélia (Camellia japónica); Pinheiro-manso (Pinus pinea); Eucalipto (Eucalyptus globulus); Tulipeiro-da-Virgínia (Liriodendron tulioifera); Cedro do Líbano (Cedrus libani); Sequoia (Sequoia sempervirens); Cedro do Atlas (Cedrus Atlantica).

 

Imagens: CA

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

*

Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: LifeStyle, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.