Árvore situada no Paço de Gominhães foi plantada em 1960

Carvalho Americano, Árvore do Ano 2020 em Vizela

Carvalho Americano, Árvore do Ano 2020 em Vizela

Pub

 

 

Um majestoso Carvalho Americano – Quercus rubra L. – localizado no coração de um local emblemático, uma quinta cheia de história – o Paço de Gominhães – venceu a primeira edição da “Árvore do Ano de Vizela”, um organização da Coração Azul.

Identificação

Nome Comum: Carvalho Americano

Nome Científico: Quercus rubra L.

Idade: 60 (1960)

Largura: 4.05 metros

Local: S. João de Vizela (Paço de Gominhães)

Este Carvalho Americano é um conhecido das escolas, dos amantes da ruralidade, da história e da natureza, e está situado num dos locais mais emblemáticos da história nacional, o Paço de Gominhães (construído em 1280 – reinado de D. Sancho I). Este Quercus rubra L. foi plantado em 1960 e ainda é possível identificar os obreiros deste monumento que ganha cada vez mais valor com o passar dos anos. Apresenta hoje um perímetro de 4,05 metros (medição ao nível do peito humano) e alberga já diversas espécies de animais.

Sobre o vencedor do concurso deste ano, foram várias as mensagens registadas pela Coração Azul: “É das árvores que mais dá sombra a Vizela”, “Uma árvore que bebe a água canalizada por romanos” e também, entre outras, “Uma árvore plantada com objetivo de ter uma centralidade num local histórico”.

Este carvalho não é uma espécie endémica no território nacional. Pelo contrário, a sua origem encontra-se na costa atlântica americana entre o Canada e EUA. Hoje é bastante comum encontrar em Portugal e é na época outonal que os tons avermelhados das folhas cativam muitos apaixonados pela natureza.

Vizela Green Week, iniciativa com sucesso

Com a iniciativa “Vizela Green Week” promovida pela Associação Juvenil Coração Azul surgiu o concurso para a eleição da Árvore do Ano de Vizela. O concurso pretendeu chamar a atenção para o património ambiental vizelense e terminou com milhares de interacções entre a comunidade. Pelas redes sociais da associação registaram-se nesta primeira edição mais de 41 mil pessoas alcançadas, somando-se ainda as notícias na comunicação social e divulgação dos parceiros do projeto. Ou seja, um sucesso que tem já caminho aberto para a segunda edição.

Na votação aberta à comunidade, esta espécie conquistou por unanimidade os votantes nas redes sociais e no inquérito realizado. Ao todo teve 7020 pessoas alcançadas, 595 cliques, 326 reacções e arrecadou 20.6% dos votos no inquérito.

Espécimes concorrentes em 2020

Nota final para as demais espécies em concurso: Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.); Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia); Plátano (Platanus sp.); Oliveira (Olea europaea); Bétula-branca (Betula pendula sp.); Sobreiro (Quercus suber); Castanheiro (Castanea sativa); Camélia (Camellia japónica); Pinheiro-manso (Pinus pinea); Eucalipto (Eucalyptus globulus); Tulipeiro-da-Virgínia (Liriodendron tulioifera); Cedro do Líbano (Cedrus libani); Sequoia (Sequoia sempervirens); Cedro do Atlas (Cedrus Atlantica).

 

Imagens: CA

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: LifeStyle, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.