‘Braga é Natal’: exposição fotográfica online ‘O Brinquedo e a Neve’

‘Braga é Natal’: exposição fotográfica online ‘O Brinquedo e a Neve’

Pub

 

 

“O Brinquedo e a Neve em Braga” é uma exposição de fotografia online que se insere no conjunto de atividades promovidas no âmbito do programa ‘Braga é Natal’ 2020. Esta mostra, promovida pelo Município de Braga, configura um conjunto de fotografias do Arquivo Photographia Alliança que testemunham o brinquedo de outrora e raras imagens da cidade transfigurada pela neve.

O brinquedo e o jogo desenvolvem a criança

O jogo, o brinquedo e a brincadeira são elementos que desenvolvem a coordenação motora, o raciocínio e as relações sociais, assim contribuindo para o estabelecer de laços afetivos. Por essa razão, o jogo representa um elemento tão relevante no seio da família e no desenvolvimento da personalidade da criança. As crianças pensam o mundo de forma diferente do adulto. A sua leitura do mundo resulta das relações que estabelecem no dia a dia, no meio familiar ou fora dele. É, assim, através do jogo, da brincadeira, que a criança se desenvolve e forma a personalidade que a guiará ao longo da vida.

Natal, festividade agregadora da família e do jogo

Por seu turno, o Natal, festividade originária do hemisfério norte, é uma efeméride que congrega a família e o jogo, numa época de clima bem frio nesta região. A festa do Inverno, por execelência, encerra, por isso, em si mesma valores ecuménicos de amor, gratidão e alegria. Neste período festivo as famílias reúnem-se, reencontram-se e manifestam afeto, trocando presentes.

Partilhe as fotos da sua autoria ou da sua infância na exposição fotográfica online

Este é, por isso, um contexto relevante para mostrar o brinquedo que durante a primeira metade do século XX foi ofertado aos meninos e meninas retratados nas películas da Photographia Alliança, através da exposição fotográfica “O Brinquedo e a Neve em Braga”. O dealbar do inverno suscita razão de se exibirem raras imagens de Braga pintada pela neve.

A título de apelo à participação, os visitantes online são convidados a partilharem fotografias da sua autoria na publicação da exposição municipal.

o natal e a neve - exposição de fotografia - braga - jogo

Arquivo Photographia Alliança

jogo - o brinquedo e a neve - braga

o natal e a neve - exposição de fotografia - braga - jogo

Arquivo Photographia Alliança

photographia aliança - braga - jogo - infância

Arquivo Photographia Alliança

Braga - neve

Braga - neve

Arquivo Photographia Alliança - Braga

Imagens: Arquivo Photografia Alliança / Município de Braga

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Cultura, Fotografia, Lazer

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.