Promover diversidade de produções e sustentabilidade ambiental

Agricultura | Isabel Carvalhais: É necessária a revisão das medidas europeias de apoio ao setor vitivinícola

Agricultura | Isabel Carvalhais: É necessária a revisão das medidas europeias de apoio ao setor vitivinícola

Pub

 

 

Isabel Carvalhais defendeu uma avaliação das medidas europeias de apoio ao sector do vinho e da vinha, subsector chave da agricultura portuguesa na Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, no âmbito da apresentação pela Comissão Europeia. “O vinho e a vinha são mais que um setor económico, são cultura, história e paisagem, peça indispensável na vivência de tantas e tão diversas zonas rurais europeias”.

A vitivinicultura, sendo um dos sectores agrícolas mais fortes a nível europeu, é também um dos mais afectados pela pandemia. A eurodeputada considera mesmo que “este sector tem vindo a aguentar-se com grande dificuldade, muito graças à força e prestígio da sua presença em mercados externos”.

‘É preciso continuar a apoiar o sector’

A deputada portuguesa ao Parlamento Europeu crê ser importante continuar a apoiar a competitividade do sector, privilegiando a qualidade e valorização do produto, sempre promovendo a moderação no seu consumo. “É preciso continuar a apoiar o setor neste momento difícil, assegurando a continuidade de medidas excecionais de combate à crise e a aposta nas atividades de promoção”.

Isabel Carvalhais defende apoios e ferramentas que promovam e respeitem a diversidade das produções e as direcionem num sentido de maior sustentabilidade ambiental. “E não nos esqueçamos do riquíssimo património genético das nossas castas, onde poderão estar escondidas ainda chaves para a resistência a doenças e às alterações climáticas”, acrescentou.

 

Imagem: IC

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obrigado pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Economia

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.