Carlos Gomes

Toponímia | E D. Dinis ‘logo Lindoso o chamou!

Toponímia | E D. Dinis ‘logo Lindoso o chamou!

Pub

 

 

Reza a lenda que o rei D. Dinis, de “tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou”. E, daí adveio o nome de Lindoso!

Na realidade, o topónimo Lindoso deriva do latim “Limitosum” ou “Limesitis”, termo que significa limitador e fronteira.

Com efeito, trata-se de um ponto estratégico, inserido na cintura defensiva ao longo da raia seca e de importância crucial na defesa da passagem pela portela da Serra Amarela e pelo vale do Cabril. Nessa perspectiva inscreve-se o castelo de Lindoso, tendo a sua construção iniciado-se ao tempo de D. Afonso III, muito provavelmente nos começos do século XIII.

A seus pés aninham-se os espigueiros tradicionais formando um vasto campo em torno da eira comunitária, motivo que suscita a visita de inúmeros forasteiros.

Lindoso foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX, sendo actualmente uma das freguesias do concelho de Ponte da Barca.

Imagens: Fernando Araújo

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Pub

Categorias: Crónica, Cultura

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.