Póvoa de Varzim com maior orçamento de sempre para 2021

Póvoa de Varzim com maior orçamento de sempre para 2021

Pub

 

 

Durante a Reunião de Câmara extraordinária realizada hoje, foi aprovado, na Póvoa de Varzim, “o maior orçamento de sempre em prol dos poveiros”. O orçamento municipal para 2021 tem um valor total de 65,3 milhões de euros. O Presidente da Câmara Municipal anunciou, na ocasião, que, durante o próximo ano, “os poveiros deixarão de pagar cerca de seis milhões e 500 mil euros em impostos”.

Este anúncio vem na sequência do compromisso assumido por Aires Pereira de prosseguir uma política fiscal favorável para a comunidade local:

  • IMI a 0,3% ou seja, no valor mais baixo permitido por lei, o que significa cobrar menos 5 milhões de euros aos munícipes;
  • Este ano, pela primeira vez, haverá redução do valor do IMI para as famílias com um dependente;
  • Mantém-se a redução do valor do IMI para as famílias com mais de 2 dependentes;
  • Devolução de 1% do IRS aos munícipes (o Município deixa de encaixar mais de meio milhão de euros); e
  • Mantém-se a não cobrança da derrama (o que corresponde a uma diminuição do valor de receita em cerca de 800 mil euros).

Cerca de um terço do orçamento – 27 milhões de euros -, são destinados à execução de um conjunto de obras com vista a melhorar a qualidade de vida no concelho, como é o caso da continuidade da Via B, Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de Queirós, requalificação das Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Machuqueiras e Giesteira, construção do Parque de Estacionamento do antigo Quartel, construção da Póvoa Arena, requalificação do Bairro dos Pescadores, revitalização do Mercado Municipal, alargamento da rede de saneamento em São Pedro de Rates, expansão e repavimentação da Rua da Fontinha na freguesia de Beiriz, entre outros.

O Município da Póvoa de Varzim “continua e continuará atento à evolução da situação pandémica no concelho”, para o que irá reforçar em mais um milhão de euros o apoio direto às famílias poveiras e a todos os que se encontram em carência económica, bem como dando continuidade ao apoio ao comércio local e às IPSS do concelho. Nesse sentido, a autarquia continuará também a apoiar as obras de requalificação das instalações do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde no montante de 1,5 milhões de euros.

Na sequência da preocupação em manter uma política de descentralização, mas também proximidade com os poveiros e as freguesias do concelho onde vivem, foi ainda reforçada de 750 mil euros para um milhão de euros a transferência de verba destinada a investimento por parte das Juntas de Freguesia.


Imagem: MPVZ


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende

Pub



Donativos a VILA NOVA Online

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.