‘Em prol dos poveiros’

OM 2021 | Póvoa de Varzim aprova maior orçamento de sempre

OM 2021 | Póvoa de Varzim aprova maior orçamento de sempre

Pub

Durante a Reunião de Câmara extraordinária realizada hoje, foi aprovado, na Póvoa de Varzim, “o maior orçamento de sempre em prol dos poveiros”. O orçamento municipal para 2021 tem um valor total de 65,3 milhões de euros. O Presidente da Câmara Municipal anunciou, na ocasião, que, durante o próximo ano, “os poveiros deixarão de pagar cerca de seis milhões e 500 mil euros em impostos”.

Este anúncio vem na sequência do compromisso assumido por Aires Pereira de prosseguir uma política fiscal favorável para a comunidade local:

  • IMI a 0,3% ou seja, no valor mais baixo permitido por lei, o que significa cobrar menos 5 milhões de euros aos munícipes;
  • Este ano, pela primeira vez, haverá redução do valor do IMI para as famílias com um dependente;
  • Mantém-se a redução do valor do IMI para as famílias com mais de 2 dependentes;
  • Devolução de 1% do IRS aos munícipes (o Município deixa de encaixar mais de meio milhão de euros); e
  • Mantém-se a não cobrança da derrama (o que corresponde a uma diminuição do valor de receita em cerca de 800 mil euros).

Cerca de um terço do orçamento – 27 milhões de euros -, são destinados à execução de um conjunto de obras com vista a melhorar a qualidade de vida no concelho, como é o caso da continuidade da Via B, Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de Queirós, requalificação das Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Machuqueiras e Giesteira, construção do Parque de Estacionamento do antigo Quartel, construção da Póvoa Arena, requalificação do Bairro dos Pescadores, revitalização do Mercado Municipal, alargamento da rede de saneamento em São Pedro de Rates, expansão e repavimentação da Rua da Fontinha na freguesia de Beiriz, entre outros.

O Município da Póvoa de Varzim “continua e continuará atento à evolução da situação pandémica no concelho”, para o que irá reforçar em mais um milhão de euros o apoio direto às famílias poveiras e a todos os que se encontram em carência económica, bem como dando continuidade ao apoio ao comércio local e às IPSS do concelho. Nesse sentido, a autarquia continuará também a apoiar as obras de requalificação das instalações do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde no montante de 1,5 milhões de euros.

Na sequência da preocupação em manter uma política de descentralização mas também proximidade com as freguesias do concelho, foi ainda reforçada de 750 mil euros para um milhão de euros a transferência de verba destinada a investimento por parte das Juntas de Freguesia.

Nova Póvoa | Aires Pereira apresenta Póvoa Arena

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Imagem: Município da Póvoa de Varzim

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.