Música | Ocupa #5: perspetivar a música eletrónica e a arte digital em Braga

Música | Ocupa #5: perspetivar a música eletrónica e a arte digital em Braga

Pub

 

 

OCUPA #5 acontece a 18 e 19 de dezembro. No Gnration, claro, em Braga. Depois de 4 edições prévias, o festival que reúne música e outras artes, coloca som e imagem no centro do debate, através de um programa de concertos, instalações e conversas. Aí se irão cruzar artistas locais e figuras de referência nacional, nomeadamente Ana Deus, Fernando José Pereira, Paulo Furtado, Rodrigo Areias e Vítor Ribeiro, promovendo uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital.

Com particular ênfase, o OCUPA #5 foca a relação entre som e imagem em movimento. Fá-lo pela apresentação da banda-sonora ao vivo para “O Gabinete do Dr.Caligari”, clássico de Robert Wiene, pelos Haarvöl e através da apresentação do Clube de Inverno, iniciativa que une Rodrigo Areias, Paulo Furtado e um conjunto de participantes locais.

A música e o cinema serão também mote para duas conversas informais deste OCUPA em 2020 que vão contar com a participação de cineastas, músicos, académicos e críticos de cinema, abordando tópicos como processos colaborativos de criação e a história da relação entre os dois domínios.

Braga Cidade Criativa

O festival OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio do Município de Braga e Gnration, é um dos momentos regulares que a cidade de Braga tem vindo a promover nos últimos anos que ajudam a cidade a afirmar-se como Cidade Criativa da UNESCO, no domínio das media arts. Está, por essa razão, integrada numa rede de 246 cidades que colocam a criatividade no centro do seu desenvolvimento social, cultural e económico. Contribuindo para a legitimação deste título encontra-se também o sucesso internacional do festival SEMIBREVE, os fotográficos Encontros da Imagem, a oferta artística e formativa do gnration, mas também o crescente número de artistas a operar nesta área.

Programa do OCUPA #5

Sexta · 18 dez

  • 22:00 · Música · Clube de Inverno, com Paulo Furtado e Rodrigo Areias – Blackbox

Sábado · 19 dez

  • 10:00 – 18:00 · Instalação · Polissonografia II, por Duarte Amorim · Sala de formação
  • 10:00 – 18:00 · Instalação · Light Grains, por Fred Rompant e Imaginando · Pátio interior
  • 15:30 · Conversa · Música e cinema – Painel #1 · sala de conferências
  • 16:30 · Conversa · Música e cinema – Painel #2 · sala de conferências
  • 22:00 · Concerto · Canal – Conduto, por Inês Malheiro e Gonçalo Penas – sala multiusos
  • 22:45 · Filme-concerto · O gabinete do Dr. Caligari, por Haarvöl · Blackbox

Instalação · Polissonografia II, por Duarte Amorim (projeto vencedor dos laboratórios de verão 2020)

Numa sociedade de relações ininterruptas o sono é o último lugar de resistência ao online continuo. No entanto, a ideia da aniquilação do sono para garantir o progresso está cada vez mais presente numa sociedade capitalista e é refletida nesta instalação que consiste numa composição que conjuga elementos sensoriais como os lasers e o som, baseados nos dados dos tratamentos para distúrbios de sono.
As variações eléctricas, resultantes de maiores ou menores densidades de consciência são registadas através de uma polissonografia, que é um exame não invasivo que mede a atividade cerebral, cardíaca, ocular e muscular durante o sono. Esta recolha de dados foi a base para a criação e manipulação da instalação.

Instalação · Light Grains, por Fred Rompant e Imaginando

Instalação resultante de encomenda artística que junta a Imaginando, empresa bracarense especializada no desenvolvimento de software multimédia tendo no seu portfolio várias aplicações orientadas à criação e performance musical, bem como instalações interativas, e Fred Rompante, designer de iluminação, criador visual de espetáculos e fundador da empresa de arte visual Side Effects.

Filme-concerto · “O gabinete do Dr. Caligari”, por Haarvöl

“O gabinete de Dr. Caligari”, filme mudo de 1920 do cineasta alemão Robert Wiene, é um dos expoentes máximos do chamado “movimento expressionista alemão” referente ao início do século passado. Na celebração dos 100 anos da película de terror que melhor retrata esta corrente artística e cultural, Haarvöl, coletivo de música experimental e eletrónica composto por Fernando José Pereira e João Faria, a quem se junta Rui Manuel Vieira na componente visual, compôs música original para uma hipotética banda-sonora do filme com argumento de Hans Janowitz e Carl Mayer.

Para Haarvöl não é estranha a relação com o cinema. Desde o seu início, em 2012, que a música do projeto vem sendo caracterizada como “cinemática”. Não obstante, realizaram filmes com temáticas específicas e dois dos seus elementos são artistas visuais ligados fundamentalmente às imagens em movimento. Com nove álbuns na carreira do coletivo, publicados por editoras como a holandesa Moving Furniture Records ou as portuguesas PAD, Crónica e Amateur, mostram ainda o seu trabalho através de instalações audiovisuais, formato artístico que apresentaram já em espaços como o Museu de Serralves.

Conversa · Clube de Inverno, com Paulo Furtado e Rodrigo Areias

Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios do som e imagem. Nesta quarta edição, o Clube de Inverno será conduzido pelo músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e pelo cineasta Rodrigo Areias.

Concerto · Canal — Conduto, por Inês malheiro e Gonçalo Penas

A partir de uma encomenda do gnration, Inês Malheiro e Gonçalo Penas apresentam um disco-EP e uma performance que podem ser lidos como uma reflexão sobre o tempo que cada um atravessa. Da inquietação, procuraram destruir por dentro para construir por fora. De entre teorias ambiciosas, conceitos metafísicos, ideias circulares e narrativas desnaturadas, escapou a colaboração que desagua em “Canal — Conduto”. Uma colaboração que cria novos pontos de equilíbrio, onde Inês Malheiro e Gonçalo Penas são o submerso de “Canal — Conduto”.

Conversa · Música e cinema | painel #1

Paulo Furtado (músico) e Rodrigo Areias (cineasta), moderado por Daniel Ribas(professor na Universidade Católica Portuguesa e crítico no jornal Público)

Conversa · Música e cinema | painel #2

Fernando José Pereira (professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro de Haarvöl) e Ana Deus (artista), moderado por Vítor Ribeiro (Close-Up-Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão)

Informações

18 + 19 dezembro, sexta e sábado
clube de inverno  5 euros
performance e filme-concerto 5 euros
conversas e instalações gratuito
classificação etária m/6 anos
parceiros auaufeiomau, município de braga, braga media arts

[em atualização]

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.