Pub
No ano letivo 2020-2021 o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai contar com a presença de mais de cem alunos, distribuídos por seis turmas.
Desde que se instalou em Santo Tirso, em 2017, a oferta formativa do Instituto Superior de Engenharia do Porto não tem parado de crescer. Este ano letivo não é exceção e conta com cerca de 105 alunos distribuídos por seis turmas de três cursos: Tecnologia Mecânica – Engenharia Mecânica e Automóvel; Automação, Robótica e Controlo Industrial; e Sistemas Eletromecânicos.
Cooperação entre instituições
Foi por essa razão, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, a presidente do ISEP- Instituto Superior de Engenharia do Porto, Maria João Viamonte, e o diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, assinaram, esta quinta-feira, o protocolo de colaboração no âmbito do funcionamento dos cursos técnicos superiores na Fábrica de Santo Thyrso.
“Este ano, a oferta volta a aumentar com três cursos a funcionar em pleno, o que significa que estamos no caminho certo para tornar o concelho mais competitivo na área da formação profissional”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
O autarca destacou ainda que “é com grande satisfação” que o Município tem visto o desenvolvimento da parceria com o ISEP, salientando que vem ao encontro da intenção da autarquia de “reforçar a oferta de cursos superiores no concelho”.
No mesmo sentido, também Maria João Viamonte disse ser intenção do Instituto que preside “continuar a aprofundar a colaboração com o Município e trazer cursos novos para a Fábrica de Santo Thyrso”.
Fernando Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, destacou o facto de se tratar de uma parceria muito proveitosa para todos os envolvidos, “acima de tudo para os alunos, já que se trata de uma oferta de cursos vocacionados para áreas práticas de grande empregabilidade”.
CTeSP permitem formação superior em contexto de trabalho
Os cursos técnicos superiores profissionais são ciclos de estudos superiores não conferentes de grau, que atribuem um diploma de técnico superior profissional. Distinguem-se de outras formações do ensino superior por terem uma forte componente técnica, orientada para a prática e para o exercício profissional. O último semestre é integralmente dedicado à formação em contexto de trabalho, o estágio, o que permite aos estudantes aplicar os conhecimentos e as competências desenvolvidas em contexto empresarial, com o acompanhamento do supervisor da empresa e a orientação de um docente do curso.
Imagens: Município de Santo Tirso
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: [email protected]
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.