Finanças | Barcelos lidera ranking de eficiência financeira do Distrito de Braga em 2019

Finanças | Barcelos lidera ranking de eficiência financeira do Distrito de Braga em 2019

Pub

 

 

Barcelos lidera, mais uma vez, o ranking dos municípios do Distrito de Braga com melhor eficiência financeira em 2019, mantendo o lugar que já ocupa desde 2017. A nível nacional, Barcelos está em 11.º lugar da lista dos 100 melhores grandes municípios.

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado no dia 24 de novembro, o Município de Barcelos está em 42.º lugar no conjunto dos 308 municípios do país, quanto à eficiência financeira.

Indicadores avaliados

O Anuário utiliza dez indicadores para o ranking global da situação financeira dos municípios, sendo eles: a liquidez, o resultado operacional deduzido de amortizações e provisões, o peso do passivo exigível no ativo, a taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, o prazo médio de pagamentos, o grau de execução do saldo efetivo, o índice da dívida total, o índice de superavit e os impostos diretos por habitante.

2019 trouxe melhoria das contas na generalidade dos municípios

A nível nacional verifica-se uma melhoria global assinalável dos municípios quanto aos seus indicadores financeiros, designadamente quanto à independência financeira dos municípios de grande dimensão (67,6%). Outros dados muito favoráveis são um aumento das receitas provenientes  de impostos e taxas que superaram o total das transferências correntes e de capital, uma baixa significativa dos passivos financeiros (-28,9), um aumento dos pagamentos dos compromissos assumidos, um aumento de 12,5% do investimento direto,  diminuição da dívida e redução de tempo de pagamento a fornecedores e  estabilização da independência financeira, entre outros.

IPCA e OCC colaboram na realização do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses tem como autores Maria José da Silva Fernandes, Pedro Jorge Sobral Camões e Susana Jorge e conta com a colaboração de Ana Teixeira e Ana Rita Abreu, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA. O Anuário é editado anualmente pela Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas.

 

Imagem: 55 Secrets

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.