IV Congresso Ibérico / XXI Congresso Nacional organizado pela APOGESD

Desporto | Póvoa de Varzim acolhe congresso internacional de gestão desportiva

Desporto | Póvoa de Varzim acolhe congresso internacional de gestão desportiva

Pub

 

 

Hoje e amanhã, o Município da Póvoa de Varzim e a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD)  organizam o IV Congresso Ibérico / XXI Congresso Nacional de Gestão de Desporto. Na impossibilidade de ter lugar na Póvoa de Varzim por causa das restrições impostas pela pandemia, o congresso está a decorrer online. Este Congresso conta com a cooperação da FAGDE (Federação das Associações de Gestão do Desporto de Espanha) e registou, só no primeiro dia, a presença em direto de mais de 200 congressistas.

Aires Pereira, o Presidente da Câmara poveira, foi responsável pelo discurso de abertura do evento, no qual realçou o apoio incondicional do Município da Póvoa de Varzim ao desporto, à formação, aos atletas e aos desportistas amadores. Este apoio ganha forma através da política de promoção à prática desportiva generalizada no concelho – sempre conjugada com o usufruto das redes de ciclovias e percursos pedestres que incentivam o uso da bicicleta e a prática da caminhada e da marcha – e da concessão de apoios diretos às associações desportivas locais. Estes incentivos só são possíveis graças “a um forte investimento do município, que em 2019 (como em 2018) atingiu 8% do nosso orçamento global, valor que só pode ser considerado exagerado por quem não sabe qual o contributo do desporto para a saúde, para a integração e para a inclusão social, para a promoção cultural, para a atividade económica – ou seja, para algumas das componentes nucleares da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, frisou Aires Pereira.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto também marcou presença na sessão de abertura do Congresso. Quando abordado pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim sobre a necessidade de haver “um olhar mais próximo” e mais apoios governamentais ao desporto amador nesta fase tão difícil, João Paulo Rebelo respondeu que as medidas do Governo vão “ser conhecidas em tempo oportuno, mas visam que a pandemia tenha o menor impacto possível” no futuro do desporto em Portugal.

O Presidente da APOGESD destacou a elevada adesão ao Congresso e a contínua aposta no desporto na Póvoa de Varzim, concelho que, com “o dedo do Presidente Aires Pereira”, se transformou num “ambiente privilegiado” para uma participação desportiva ampla, inclusiva e aberta a todos os géneros, condições e escalões etários. Dimas Pinto reforçou esta ideia ao aludir aos dados do Instituto Nacional de Estatística que, nos últimos dois anos, apontam a Póvoa de Varzim como o concelho da área Metropolitana do Porto que lidera o ranking do investimento em equipamentos e atividades desportivas, “com um investimento por habitante de 85,89€, e 98 € respetivamente”.

 

Imagens: Município da Póvoa de Varzim

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Desporto

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.