Albano Mendes

Música | Orquestra de Guimarães apresenta Radiohead, a Jazz Symphony, no GuimarãesJazz

Música | Orquestra de Guimarães apresenta Radiohead, a Jazz Symphony, no GuimarãesJazz

Pub

 

 

A figura de Tom York e o espírito dos icónicos Radiohead esvoaçou pelo grande auditório do CCVF, excelsa sala de espetáculos do berço da nação. O concerto foi preenchido com a recriação jazzística de algumas das melhores canções dos últimos anos – de todos os presentes conhecidas e que a todos certamente embalaram -, e algumas versões de outros temas menos divulgados nas playlists, mas que não deixam de ser belíssimas canções.

As canções foram arranjadas por Reinout Douma que, com mestria, preparou a ainda jovem Orquestra de Guimarães – que fez jus aos seus pergaminhos – para interagir com a meia dúzia de excelentes músicos da Nordpool Orchestra que o acompanharam e vieram apresentar a Radiohead Jazz Symphony.

Dois fatores terão contribuído, em grande parte, para o facto de a lotação da sala ter esgotado por completo: de um lado, a entrada gratuita, e o aspeto solidário do concerto, de outro, uma vez que, no momento de levantar os bilhetes, era sugerido aos espectadores entregar um bem de primeira necessidade para distribuir a outros mais necessitados nestes tempos incertos e conturbados.

Foi um final de tarde de tradição recheado de tradição, que apresentou também laivos de modernidade, bem evidentes nas variadas camadas que compunham o público presente.

Sem dúvida, uma boa e diferente aposta nesta edição atípica do GuimarãesJazz 2020.

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Pub

Categorias: Cultura

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.