Documento apela aos políticos para alterações de natureza legal e educacional

Igualdade | Jovem vilacondense participa em manifesto pela igualdade de género

Igualdade | Jovem vilacondense participa em manifesto pela igualdade de género

Pub

 

 

O jovem ativista vilacondense José Tiago Sousa participou na elaboração do Manifesto pela Igualdade de Género na Educação (Gender Inclusivity in Education) da YPAN – Youth Peace Ambassadors Network. Como signatário deste Manifesto, o jovem pertence a um grupo de 20 jovens construtores de uma pacífica convivência entre ambos os géneros oriundos de Portugal, Espanha, França, França, Bélgica, Grécia e Polónia. Reuniram-se em Champagne, França, entre 18 e 25 de agosto de 2020 num encontro intitulado ‘Igual significa Igual: treino na abordagem de questões de género para construir a paz’.

Como resultado, este grupo de jovens criou um conjunto de recomendações aos agentes políticos sobre abordagens mais sensíveis às questões de género na Educação. Apesar dos esforços de inúmeras instituições educacionais, legisladores e especialistas em políticas de criação de ambientes educacionais, José Tiago Sousa e demais ativistas detetaram certas áreas no campo da educação que requerem melhorias. O Manifesto pretende destacar as principais posições sobre as questões que preocupam estes jovens ativistas:

  • Incluir Direitos Humanos nos currículos
  • Evitar conteúdos religiosos
  • Incorporar os princípios de responsabilidade social
  • Alocar fundos para fornecer treino a equipas de educação sobre linguagem sensível ao género e inclusão de género
  • Disponibilizar casas de banho com género neutro
  • Emitir certificados de graduação com género neutro
  • Criar espaços de jogo neutros em termos de género
  • Oferecer bolsas de estudo destinadas a trabalhadoras para educação online

Ativista por natureza

José Tiago Sousa fundou e foi Presidente da Solidarity Soul. Tem tido várias participações internacionais relevantes como, por exemplo, missões do European Solidarity Corps. Além disso, promoveu diversas ações locais em favor da ROM – Reserva Ornitológica de Mindelo. Atualmente, colabora no Gabinete de Apoio à Direção da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

 

Imagem: YPAN

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.