Município adquire terreno do canil municipal e perspetiva melhoria significativa na qualidade dos cuidados aos seus animais

Trofa prepara requalificação de canil municipal

Trofa prepara requalificação de canil municipal

Pub

 

 

Trofa adquire terreno onde se encontra instalado o Canil Municipal, com cerca de 10 mil metros quadrados, e prepara a sua requalificação. O investimento, no valor de 167 mil euros, permitirá, num futuro próximo, assim se espera, remodelar este espaço, alargando a sua capacidade e melhorando as condições de vida dos animais aí alojados.

Esta aquisição visa dar resposta a uma necessidade crescente de espaço para recolha de animais, bem como pôr em prática a intenção de melhoria das instalações e das condições de vida dos animais aí alojados, necessidades há muito sentidas e há muito assinaladas. Assim o Município da Trofa concretize agora a indispensável requalificação deste espaço, situado em Santiago de Bougado, e que até agora era arrendado.

Em 2020, esta assume-se como mais uma medida associada ao Canil, já que, também este ano, a Autarquia lançou a Campanha Municipal de Castrações Gratuitas para os animais dos agregados familiares carenciados do Município, possibilitando que mesmo as famílias mais necessitadas não deixem de cuidar dos seus animais de estimação.

Histórias passadas ainda bem presentes

Na trajetória de investimento da Autarquia no Canil Municipal, são já várias as medidas e ações que deixam marca. Em 2014, o Canil Municipal passou para a dependência do Serviço de Polícia Municipal, Proteção Civil e Controlo Normativo (atualmente Divisão de Polícia Municipal e Proteção Civil), o que significou uma mudança importantíssima no tratamento e prioridade do bem-estar animal no Concelho.

A partir daí, foram assumidas várias ações de sensibilização e promoção deste serviço municipal. Ainda em 2014, o Canil assumiu-se como Canil de “Não Abate”, muito antes de surgir a proibição legal de abate no país, que apenas passou a vigorar em 2017. No mesmo ano, foi finalmente efetuada a ligação do Canil à rede pública de água, já que, no Verão, o poço existente secava e não existia água sequer para dar de beber aos animais aí alojados.

Com o intuito de aproximar os munícipes do Canil Municipal, foi instituído o horário de funcionamento deste espaço das 9h00 às 12h30, de segunda a sábado, e criada uma central de atendimento 24 horas, para situações de animais atropelados e recolha de cadáveres na via pública.

Nesta linha de trabalho, e ao longo destes anos, a Câmara Municipal não descurou a dinamização de campanhas de adoção, com uma divulgação em massa através de diferentes canais de comunicação, e oferecendo na adoção o microchip, a vacina da raiva, a castração, bem como um saco de ração, conseguindo uma média anual de cerca de 200 adoções.

Priorizando a paulatina melhoria de condições do Canil, foi criado em 2015 um protocolo de colaboração com o Grupo SOJA, através da SORGAL – Rações SojaGado, em que, desde esse ano, são oferecidos 220kg/ano de ração, ao Canil Municipal da Trofa. A Autarquia tem também adquirido diversos materiais de apoio ao funcionamento do Canil.

No calendário anual de atividades do Município estão também integradas a comemoração do Dia Mundial do Animal, a 4 de outubro, com o Canil aberto à população com inúmeras atividades, bem como a participação em vários eventos com a promoção da adoção, como a Expo Trofa, a Feira Anual, entre outros.

Este serviço integra também a castração e marcação com microchip da totalidade dos animais alojados no Canil Municipal da Trofa (atualmente cerca de uma centena).

 

Obs: artigo editado em 18112020, 18h48, com exclusão de referência errónea à AUAUA.

Imagem: Município da Trofa

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Pub

Categorias: Animalia, Sociedade, Trofa

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.