Gabriel Couto inicia modernização da Linha do Oeste

Gabriel Couto inicia modernização da Linha do Oeste

Pub

 

 

Está tudo a postos para o início das obras de requalificação da Linha do Oeste que serão executadas por um consórcio liderado pela construtora com Gabriel Couto numa empreitada orçada em 61,7 milhões de euros. Integrada no âmbito do Programa Ferrovia 2020, da Infraestruturas de Portugal, viu o seu contrato ser finalmente assinado hoje por Tiago Couto e António Laranjo, em representação de cada uma daquelas empresas.

A empreitada que liga Mira-Sintra/Meleças, em Sintra, e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, prevê a eletrificação integral do troço, a beneficiação de cinco estações e seis apeadeiros e a criação e melhoria dos acessos às plataformas de passageiros para utentes com mobilidade reduzida e terá de estar concluída no prazo de dois anos.

Com uma extensão de 43 quilómetros, este projeto vai ao encontro das necessidades da população da região, aumentando a qualidade do transporte ferroviário que passa a ser realizado por comboios elétricos, e beneficiando também as áreas envolventes. Assim, as melhorias serão sentidas na fluidez do trânsito rodoviário ao suprimirem passagens de nível com a construção de nove passagens desniveladas, e a automatização das restantes, com a instalação de sinalização semafórica. Desta forma, procura-se reforçar as condições de segurança e circulação e, em simultâneo, a reabilitação estrutural, com o rebaixamento da plataforma ferroviária para colocação da catenária nos túneis de Sapataria, Boiaca, Cabaço e Certa.

Infraestrutura reforça portefólio da Gabriel Couto

Tiago Couto, diretor da construtora de Vila Nova de Famalicão e responsável pelos projetos internacionais e de infraestruturas, diz, por seu turno, que a adjudicação a este consórcio, com a liderança da Gabriel Couto, prova que esta empresa se mantém bem cotada no que respeita à inovação e excelência que permite a execução rigorosa dos prazos acordados. “Continuamos a investir na vanguarda da engenharia como motor de inovação e desenvolvimento. E com esta obra de ferrovia vemos o nosso portefólio de obras reforçado nesta área de projetos de infraestruturas”, observa este executivo da empresa que ocupa o sétimo lugar do “ranking” nacional do setor.

Responder a antigos anseios das populações

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, que não esteve presente na assinatura do contrato, estas obras de requalificação da Linha Ferroviária do Oeste respondem a antigos anseios das populações e vão permitir ter comboios mais amigos do ambiente, mais confortáveis, mais rápidos e frequentes a circular. “A modernização da Linha do Oeste é uma obra que estas populações aguardam há muitos anos e que, agora, podemos dizer que vai mesmo acontecer”, referiu este governante na assinatura da adjudicação deste contrato.

ferrovia - linha do oeste - mobilidade - construção civil - gabriel couto

Assinale-se que o consórcio liderado pela Gabriel Couto, é constituído também pela M. Couto Alves e a Aldesa Construcciones.

Imagens: (0) PS, (1) GC

‘Reabilita Braga’ distingue projetos e obras de requalificação

 

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco, mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: [email protected]

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.