Ensino | PS Famalicão advoga alojamento para estudantes do superior

Ensino | PS Famalicão advoga alojamento para estudantes do superior

Pub

 

 

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deve ser ‘responsável por uma maior acessibilidade a alojamento estudantil a preços regulados, através de estratégias conducentes à fixação de mais alunos de forma a evitar a deslocação diária dos alunos para concelhos vizinhos’, considera o PS Famalicão. A estrutura concelhia local pede a tomada de medidas concretas no sentido de promover ‘as condições para o desenvolvimento e crescimento do Ensino Superior no Concelho, mediante parcerias com as Instituições de Ensino Superior e/ou outras entidades’.

“As respostas às necessidades de alojamento estudantil têm, por isso, de ser concertadas através de parcerias, envolvendo as Instituições do Ensino Superior, as Autarquias e outras entidades”, devendo os municípios, nomeadamente o de Famalicão, liderar tais processos.

Ensino Superior: base de desenvolvimento do território

‘O Ensino Superior constitui um importante agente de desenvolvimento dos territórios e é um fator de democratização do conhecimento pelo que muitas autarquias procuram a localização de Instituições do Ensino Superior nos seus municípios, criando todas as condições para a sua implantação e regular funcionamento’, lembra o partido, pensando na necessidade de fixação de futuros quadros técnicos superiores no concelho.

Alinhamento com medidas do Governo de aumento da base social de estudantes no Ensino Superior

Esta posição vai de encontro às apostas do Governo que, desde a anterior legislatura, têm originado um aumento da necessidade de alojamento para os estudantes deslocados, porquanto tem vindo a fomentar o alargamento da base social do ensino superior, essencial para o aumento dos níveis de conhecimento, de competência, de competitividade e de inovação.

Nesse sentido, lembra a Concelhia famalicense, o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), enquanto estratégia nacional, evidencia a importância desta questão, tendo sido criado para reforçar a oferta de alojamento para estudantes do ensino superior a preços regulados. Este plano traduz-se num processo dinâmico e evolutivo, sendo a sua monitorização feita através do Observatório do Alojamento Estudantil, constituindo uma referência fundamental para os estudantes e respetivas famílias.

A mais estudantes inscritos, mais necessidade de alojamento a preços regulados

“Sabemos bem que quantos mais alunos ingressarem no ensino superior maior é a necessidade de alojamento para estudantes a preços regulados. Também sabemos que a procura de alojamento é, atualmente, maior do que a oferta. A fixação de estudantes vai, por essas razões, estar dependente das respostas que as entidades envolvidas consigam dar às necessidades de todos os estudantes”.

Militância | Eduardo Oliveira protagoniza mudança no PS Famalicão

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.