As pessoas observam as estrelas há milénios, usando o céu como uma espécie de mapa de navegação, criando histórias e mitologias sobre as estrelas e imaginando como seria viajar através da Via Láctea. Há algo de intrinsecamente humano na sensação de deslumbramento que planetas, estrelas, luas e nebulosas nos inspiram.
Se gostava de conhecer o básico indispensável sobre astronomia ou astrofotografia, então este guia de introdução vai ajudá-lo a começar.
Então, como praticar a astronomia? Como fazer para encontrar e observar os corpos celestes?
- O que deve procurar? O que quer ver? O que é visível, dada a tecnologia que dispõe, o clima e a época do ano. O que nos leva a…
- Quando procurar o Objeto X ou o Planeta Z? Muitos corpos celestes são visíveis em certas noites e não noutras. Outros aparecem no seu melhor durante um determinado período de tempo. Saber quando procurar algo é muito importante. E por último…
- Onde prescrutar o firmamento com o seu olhar? Uma coisa é saber, intelectualmente, que Marte deveria estar brilhante esta noite, outra é utilizar esse conhecimento sem saber para onde apontar o seu telescópio.
Localizar corpos celestes
Alguns dos recursos astronómicos mais populares podem ajudar a familiarizar-se com o céu noturno e a manter-se informado sobre o que é visível.
-
Eventos astronómicos
Todos os anos ocorrem eventos astronómicos especiais. Se quiser estar a par da atualidade, deverá consultar um guia que lhe dê a conhecer tais destaques para o ano em curso: eclipses, chuvas de meteoros, conjunções, trânsitos e assim por diante. Esses eventos acontecem apenas em datas específicas, por isso planeie com antecedência para poder assistir-lhes.
-
Observar planetas
A visibilidade dos planetas varia ao longo do ano. Quando é que Júpiter é visível no céu da manhã e quando o é à noite? Em que direção olhar para encontrar Mercúrio? Quando ficará Vénus completamente invisível?
-
Fases da Lua
As fases da Lua afetam a observação das estrelas.
Nota importante: o que se pode ver no céu noturno depende geralmente da localização no planeta Terra. Mas, antes disso, certifique-se também de ter o telescópio certo para a ocasião.
Alguns recursos úteis
Existem alguns recursos online fantásticos que podem economizar tempo e alavancar a educação em astronomia.
Se está a iniciar a sua atividade de observação de estrelas é completamente novo na observação das estrelas, este guia disponibiliza imensa informação, desde a escolha de bons locais para observar estrelas até a descoberta de um novo telescópio.
Este site contém muitas informações sobre o céu noturno. Uma das melhores características é a possibilidade de apresentar os objetos celestes visíveis a partir da sua localização. O próprio site deteta a sua localização (ou permite a inserção de qualquer local, data e hora), dando a conhecer o que está a acontecer no céu nessa data, naquele lugar.
Este programa dá também informação sobre galáxias, aglomerados, cometas e asteróides, além da Lua e planetas. A página mostra ainda a lista de visibilidade do planeta, a partir de sua localização, numa determinada data.
Este site contém informações aparentemente infinitas, pelo que é fácil perder-se num emaranhado de é fácil perder-se no emaranhado de material disponível.
Este programa de planetário online mostra um céu realista com objetos proeminentes rotulados (como a Lua, os planetas e estrelas como Deneb, Vega, Pollux e Betelgeuse). Ajuda a familiarização com o céu e as posições das constelações.
Além disso, esse céu virtual corresponde ao céu em sua localização específica – use a localização automática ou insira uma localização. Pode, por isso, usar o planetário online do Stellarium para verificar o que está visível e depois sair para ver o mesmo céu na vida real.
O Stellarium também fornece uma lista de quais planetas são visíveis em cada noite.
-
Sites portugueses:
Astronomia On-line, Observatório Astronómico de Lisboa, Pátio da Astronomia, e Sociedade Portuguesa de Astronomia.
Conclusão
A observação do céu, em particular durante a noite, é um passatempo que tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos anos. Sozinho ou com um grupo de amigos, a observação e a fotografia de astronomia são ocupações que oferecem descanso e prazer quanto baste. Tente encontrar os planetas, observe um eclipse ou assista tranquilamente a uma chuva de meteoros.
O que está mais ansioso por observar?
É altura de se ir preparando para 2021.
Imagens: Hobby Help
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*