Livros | Fabíola Lopes lança ‘Toninho o fantástico Variações’

Livros | Fabíola Lopes lança ‘Toninho o fantástico Variações’

Pub

 

 

Toninho, a biografia infanto-juvenil de Fabíola Lopes sobre ‘o fantástico Variações’, é dado a conhecer no próximo dia 21 de novembro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Amares Francisco de Sá de Miranda. O livro, cujo lançamento é efetuado no âmbito da homenagem que familiares, amigos e fãs lhe têm vindo a promover, conta com ilustrações de Patrícia Ferreira.

Esta historia de vida ‘tenta perceber e explicar quem foi o António antes de ser Variações. Toninho cresceu numa família humilde, num lugar do Portugal rural. O retrato desse contexto tornou-se, para mim, essencial para associar e intercalar com a sua obra, maioritariamente autobiográfica’, testemunha a autora.

Toninho, uma pop star antes de o ser

“A viagem do Toninho até Lisboa, até Amsterdão, até Londres, até chegar ao Variações começa lá atrás, bem no seio de uma família nortenha, plena de interioridade e verticalidade, de música e folclore, de um Minho verdejante e latente.

Numa viagem pelas dores de crescer e pelas músicas autobiográficas, uma memória no tempo, um rasgo de crescimento, um horizonte fecundo.

Este livro [é publicado] hoje, [aqui e agora], para que a indiferença e o esquecimento não atraiçoem a importância de alguém que viverá na nossa memória coletiva, renovada ao longo das novas gerações pela música e pela sua singular forma de ser.”

Entrando num registo destinado a um publico para o qual até ao momento não existia qualquer livro publicado, a obra terá um público certo por destino. De uma lado contam-se os pais e avós fãs de Variações, o ícone maior de uma pop de vanguarda portuguesa com raiz na música tradicional, que queiram dar a conhecer aos seus filhos e netos uma voz no mínimo sui generis mas que pode ser, sem sombra de dúvida, considerada de excelência e única no panorama nacional. Do outro, os professores da região da Amares natal do malogrado músico terão certamente também interesse no intuito de marcarem a identidade daquele território junto dos seus educandos.

A apresentação ficará a cargo de Isidro Araújo, atual vice-presidente e vereador da Cultura do Município de Amares, e contará também com um momento musical a cargo de Rogério Braga.

Fabíola Lopes: do interesse pela palavra lida ao interesse pela palavra escrita

Fabíola Lopes é professora de Inglês e professora-bibliotecária no Colégio D. Pedro V, em Braga. Gosta de palavras, de sentidos, de partilhas, de música, de cinema e de pipocas. Mas sobretudo, de contar histórias, como é o caso de Toninho.

Em 2013 lançou a sua primeira obra – As vozes em mim –, um livro de poesia.

Em 2014 recebeu o 2.º prémio no concurso de ensaio da República da Coreia, organizado pela Embaixada da República da Coreia em Portugal e presidido pelo escritor José Luís Peixoto, com o texto As pontes em nós.

Sombras sonâmbulas, livro de contos, conheceu a luz do dia em maio de 2015, numa edição de autor.

Tem participado em diversas antologias de contos: pela Editorial Novembro, participou na coleção infantojuvenil Contos para o Natal, com o conto Luminária; no livro Vi(r)agem, editado no âmbito do projeto (Re)Inserir da ASAS, com o conto A Rota da Vi(r)agem; e ainda na coletânea de contos para adultos Natalícia, com o conto A Peregrina.

Em março de 2017 publica o primeiro livro infantil O que há na barriga do meu pai? (que alcança a segunda edição em abril de 2018) e, em maio, o segundo número desta coleção de afetos O que há nos cabelos da minha mãe?. O terceiro e último livro desta série é dedicado aos avós, num livro duplo. Aqui o imaginário infantil é revisitado numa viagem aos momentos que marcam a infância e edificam o adulto por ser, numa homenagem aos seres que nos habitam a existência, O que há nas mãos da minha avó?/O que há nas mãos do meu avô?.

Em dezembro de 2017, com o apoio da Editorial Novembro, da dst group, da Câmara Municipal de Braga e com a colaboração de membros d’A Velha Escrita, organizou e apresentou o livro solidário Ser bombeiro, cujos lucros reverteram para a Associação de Bombeiros Voluntários de Braga.

A convite da Câmara Municipal de Braga escreveu e publicou ainda o livro Quando somos nuvens, a propósito de celebração da Cidade Europeia do Desporto, sobre a inclusão e o desporto. Apresentado na Feira do Livro de Braga de 2018, os lucros da sua venda reverteram para o Centro de Desporto Adaptado bracarense.

Com regularidade, colabora também em diferentes publicações, como o Correio do Minho e a A Velha Escrita, de Braga.

A poetisa integra a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2021), formada por artistas de várias áreas, docentes e bandas filarmónicas.

Notas

O evento decorrerá com as medidas de segurança face à Covid-19, com acesso condicionado e uso obrigatório de máscara de proteção.

A inscrição para participação neste evento é gratuita, mas obrigatória.

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.