Cerimónia decorreu em Coimbra sob a presidência do primeiro-ministro António Costa após eleições participadas mas algo contestadas, em especial por determinados autarcas e setores políticos
António Cunha toma posse como presidente da CCDR-N

Pub
Esta quinta-feira, 29 de outubro, tomaram posse os novos presidente e vice-presidente das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), entre eles António Cunha, ex-vice-reitor da Universidade do Minho, como presidente da CCDR-N. A tomada de posse aconteceu em cerimónia que decorreu em Coimbra, na presença do primeiro-ministro António Costa..
António Cunha é o primeiro presidente da CCDR-N eleito, pelo que, nessa condição, passa também a ser o Gestor do Programa Operacional Norte 2020. Em Guimarães, o ex-reitor da Universidade do Minho, ocupava a presidência executiva do Gabinete de Crise e da Transição Económica do respetivo Município, e vai agora ser substituído por Carlos Bernardo, também ex-Vice-Reitor da UMinho, e Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da UMinho.
Como vice-presidentes tomaram posse Beraldino Pinto, antigo presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que foi o eleito pelos presidentes da câmara da região Norte. Licenciado em Engenharia Civil, presidente da CIM_YYM e do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Beraldino Pinto foi, ainda, administrador não executivo na Empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e presidente da Direção da Associação Geoparque Terras de Cavaleiros.
Célia Ramos foi renomeada pelo Governo para a função de vice-presidente, cargo que já exerce desde dezembro passado, depois de ter sido Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza.
Este passo agora dado vai alargar as competências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional ao nível da coordenação dos demais serviços da administração central, integração das redes e de outros serviços e organizações da região, bem como áreas como a educação, cultura e saúde.
Transição é ‘passo fundamental’ na direção da regionalização
A cerimónia de tomada de posse teve lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, para todas as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. A celebração foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e ainda contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do secretário do Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
Na ocasião, António Costa afirmou que a tomada de posse dos novos presidentes e vice-presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional eleitos pelos autarcas das respetivas regiões «é um passo importante para a democratização das instâncias regionais».
Descentralização administrativa fundamental na reforma do Estado e da administração pública
Na cerimónia que decorreu em Coimbra, o Primeiro-Ministro salientou que «a descentralização administrativa é fundamental para a reforma do Estado e da administração pública».
António Costa referiu que foi um processo «difícil e exigente» com objetivo de ter uma organização «que represente a região e contribua para criar um território adequado ao desenvolvimento económico e social».
A eleição dos presidentes e vice-presidentes pelos autarcas de cada região (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, e Algarve) é um «passo fundamental» para uma verdadeira representatividade da região, deixando de haver nomeações do Governo de todos os seus membros.
O Primeiro-Ministro sublinhou que este modelo é equilibrado, não antecipa nem prejudica eventuais passos tomados na direção da regionalização e «permitiu uma concertação entre Governo, Assembleia da República e Presidente República», evitando qualquer incidente política legislativo.
António Cunha considera este o momento certo para a mudança
«Esta reforma chega no momento certo. Era essencial que se fizesse a mudança neste momento em que estamos a concluir o Portugal 2020 e temos de começar a desenhar próximos programas operacionais regionais», acrescentou.
Os próximos programas já vão ser elaborados a partir da própria região e as próximas semanas deverão ser marcadas pelo acordo entre Comissão Europeia e Parlamento Europeu sobre o próximo quadro financeiro plurianual e sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, o que permitirá que «as regiões estejam em condições para começar a trabalhar na execução dos próximos programas operacionais regionais».
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, também esteve presente na cerimónia de tomada de posse.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fontes: Mais Guimarães e Governo; Imagem: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Músico era filho de Cândido Bastos, presidente da Direção da Banda Musical de Oliveira
Barcelos homenageia Samuel Bastos

Metade das famílias portuguesas tem pelo menos um animal de companhia e muitas delas não conseguem ou têm dificuldade em tratar dos seus animais
Ordem dos Veterinários ‘implementa’ Sistema Nacional de Saúde Animal

Promover o potencial turístico dos territórios que atravessa, dinamizando e promovendo o vasto património existente
‘Road Trip’ na Nacional 103: viajar de Viana do Castelo até Bragança

Livro ‘Gestão, Conservação e Promoção de Áreas Protegidas’ lançado em Guimarães é resultado de workshop internacional
Laboratório da Paisagem assinala Dia da Conservação da Natureza

Estruturar oferta de produto turístico em articulação com ativos culturais e naturais da região
Famalicão vai contar com Rede Municipal de Trilhos da Natureza

Munícipes poveiros passarão a dispor de local mais cómodo e seguro para tratarem de todos os assuntos junto à Estação de Metro
Póvoa de Varzim instala novo Centro de Atendimento Municipal
Comente este artigo
Only registered users can comment.