Pub
Aires Pereira recebeu esta quarta-feira, na qualidade de Presidente da Câmara e em nome do Município da Póvoa de Varzim, o selo de “Qualidade do Serviço” – um reconhecimento da qualidade de excelência da respetiva gestão de resíduos atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Das mais de 200 entidades candidatas ao prémio, apenas 7 receberam o Selo de Qualidade e a Póvoa de Varzim foi uma delas, demonstrando que o concelho é uma referência nacional na gestão de resíduos urbanos, na implementação da estratégia municipal de descarbonização e na promoção de práticas de circularidade.
Em Portugal, apenas cerca de 30% do total dos resíduos são reaproveitados, o que deixa o país muito longe das metas desejáveis, o que leva Paulo Rodrigues, responsável técnido da LIPOR e pela implementação do sistema Pay as You Throw no Município da Maia e , a afirmar, na publicação Água e Ambiente: “Se há setor que deve conduzir, demonstrar e ser farol para a mudança para um paradigma de uma economia menos intensa na emissão de gases com efeito de estufa, na redução e reutilização do consumo matérias-primas virgens, na promoção efetiva do resíduo como um recurso e na mobilização da economia para uma Sociedade da Reciclagem é, efetivamente, o Setor dos Resíduos”.
Prémio anual avalia qualidade de serviço prestado aos consumidores
As entidades distinguidas com os Selos de Qualidade ERSAR evidenciam-se por assegurar o cumprimento, no decorrer do último período com avaliação regulatória (ano de 2019), de um conjunto de critérios previstos no regulamento da iniciativa “Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos”.
Esta iniciativa, de cariz anual, visa promover uma cultura de excelência nos setores regulados através da identificação, distinção e divulgação de casos portugueses de referência e, em simultâneo, evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer as entidades que lhes prestam os melhores serviços, em diferentes áreas.
A entrega de prémios decorreu durante o 14º Fórum Nacional de Resíduos realizado remotamente pela revista Água e Ambiente, na passada terça-feira.
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.