Vacina é melhor forma de prevenção para combater dificuldades em controlar alterações de glicemia devidas a infeções

Diabetes causa de maior risco de contrair formas graves de gripe e pneumonia

Diabetes causa de maior risco de contrair formas graves de gripe e pneumonia

Pub

 

 

A APDP acaba de lançar a sua mais recente campanha de redução de risco contra a gripe e pneumonia pneumocócica. A associação deixa um alerta: as pessoas com doenças crónicas, como a diabetes, têm um risco superior de complicações e mortalidade associadas à gripe e pneumonia pneumocócica, mesmo com uma boa gestão da doença.

José Manuel Boavida, presidente da APDP, no âmbito desta posição destaca que “em caso de doença, as pessoas com diabetes têm mais dificuldade em controlar a glicemia, fragilizando o corpo que não conseguirá lutar contra as infeções. Assim, é fundamental sensibilizar para a prevenção!”

Gripe e pneumonia, doeenças comuns potencialmente fatais

A gripe é uma doença infecciosa do aparelho respiratório, altamente contagiosa, causada pelo vírus influenza.  Ataca os pulmões e as vias aéreas. A doença provoca febre, corrimento nasal, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral.

Por seu turno, a pneumonia é uma das principais causas de hospitalização e de morte em Portugal. Todos os anos são registados cerca de 150 mil casos. A doença pode atingir qualquer idade. Trata-se de uma doença pulmonar aguda de causa infecciosa, bacteriana ou não. Existem vários tipos de pneumonia, mas a mais frequente é precisamente a pneumonia pneumocócica.

Por seu turno,

Segundo o Centro Europeu de Controlo de Doença e Prevenção (ECDC), nos últimos anos, cerca de 30% dos doentes hospitalizados com gripe tinham diabetes. A gripe pode levar a complicações como a pneumonia pneumocócica e a meningite, assim como agravar problemas crónicos do coração.

Vacina, a melhor forma de prevenção

Prevenir a gripe e a pneumonia pneumocócica é importante na redução de risco de infeção, assim como para ajudar a evitar as formas mais graves que necessitam de internamento em unidades de cuidados intensivos dos hospitais. para o efeito a vacina é a forma mais segura de o conseguir.

A campanha da APDP visa sensibilizar para importância de reduzir o risco de gripe e pneumonia pneumocócica no período que se aproxima, e reforça a importância da luta contra estas doenças. Apenas uma minoria das pessoas com diabetes se previne contra estas infeções.

“Uma pessoa com diabetes tem, no mínimo, duas vezes mais probabilidade de contrair pneumonia pneumocócica. E, em caso de internamento fica, em média, mais um dia do que um indivíduo que não sofra da doença. A mortalidade, nestes casos, também é superior, segundo os dados que a APDP apurou nos hospitais portugueses” reforça João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

‘Proteger Famalicão’ vai equipar comunidade com máscaras, luvas e viseiras

Imagem: Andrea Piacqadio

*

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Ciência, Saúde, Sociedade

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.