Vendas para mercados americanos e europeus, nomeadamente nórdicos, retomam caminho dos últimos anos
Exportações de vinhos portugueses em crescimento

Pub
As exportações dos vinhos portugueses estão a crescer, apesar da quebra significativa durante o confinamento. No mês de agosto, e de acordo com os dados estatísticos agora revelados pelo INE, verifica-se um aumento das exportações em valor de 8,3% e 8,2% em volume. Já no acumulado do ano, regista-se um crescimento de 2,3% em valor (janeiro a agosto) e 3,4% em volume, em relação ao período homólogo.
Quanto aos mercados onde os vinhos portugueses encontram mais aceitação, em agosto, assistiu-se a uma recuperação nas vendas para França e Brasil. As variações atingiram +22,4% em valor e +16,8% em volume, no primeiro caso, e +67,2% em valor e +41,2% em volume, no caso do Brasil.
Comparando a variação desde o início do ano com o período homólogo de 2019, destaca-se o crescimento das vendas para os EUA (+9,7% em valor e +16,9% em volume), Reino Unido (+11,2% em valor e +21,7% em volume) e Brasil (+14,3% em valor e +16% em volume), com variações em volume superiores a dois dígitos.
Apesar da recuperação em agosto, o mercado francês (-5,1% em valor e -5,3% em volume) e o alemão (-0,3% em valor e -17,6% em volume) continuam a apresentar quebras, comparativamente com primeiros oito meses do ano transato.
De realçar também a oportunidade encontrada pelos operadores portugueses junto dos mercados nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia), onde se registam taxas de crescimento superiores a 40% nos meses de janeiro a agosto deste ano, tanto em valor como em volume.
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinha que “estes números demonstram o retomar do crescimento dos últimos anos, apesar da quebra de vendas e encomendas no início do período de confinamento, e são consequência do trabalho de adaptação dos operadores à nova realidade e do apoio efetivo e eficiente das políticas públicas para o setor”.
Plano Nacional de Apoio ao Setor Vitivinícola
A Ministra anunciou também a execução a 100% do envelope financeiro previsto no Plano Nacional de Apoio ao Setor Vitivinícola para o exercício 2020, que encerrou ontem, dia 15 de outubro.
Destaca-se o crescimento dos valores afetos às medidas de promoção externa do vinho português, com pagamentos às empresas beneficiárias superiores a 11 M€, o maior valor de investimento pago nos últimos três anos.
Recorde-se, ainda, que foi reforçada a dotação do último aviso para o Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), para a campanha 20/21, em 23,5 milhões euros, passando dos 50 para os 73,5 milhões de euros.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Roberta Sorge
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Equipamento facilitador de comunicação deverá ser comercializado a cerca de 5,00 euros
Máscara para utilizadores com dificuldade de audição produzida pela Elastoni de Famalicão

Associação aposta em comunidade menos consumista e mais sustentável
Famalicão em Transição promove Mercadinho de Natal

Zurich4You permite otimizar relação com a seguradora
Zurich cria aplicação para gestão de seguros pelos clientes

Portugueses só conseguem poupar, em média, 80 euros por mês, um dos mais baixos níveis de aforro entre os países da União Europeia
Poupança das famílias no mais baixo nível de sempre

Esposende, Maia, Póvoa de Lanhoso
Prozis investe milhões e cria 1600 empregos na Maia e na Póvoa de Lanhoso

‘Desde há uma década, Vila Nova de Famalicão lidera as exportações na região Norte e ostenta o título de terceiro exportador nacional’
Têxteis técnicos famalicenses valem 124 Milhões em exportações
Comente este artigo
Only registered users can comment.