Sandra Pimenta
Paradigma | Nós e o Planeta: 2. a parte sustentável de ser vegetariano

Pub
Nós e o Planeta, 2
9 mil milhões! Esta é a previsão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) relativa ao número de seres humanos que irão habitar o Planeta em 2050. E a pergunta que se impõe é: como se alimentam 9 mil milhões de pessoas?
Um artigo do projeto de investigação Our World in Data publicado no início deste ano confirma o que já vem sendo discutido: os alimentos respondem por mais de um quarto (26%) das emissões globais de gases com efeito estufa; metade da terra habitável do mundo (sem gelo e sem deserto) é usada para a agricultura, sendo que a mesma utiliza 70% do uso global da água doce e é responsável por 78% da eutrofização global dos oceanos e da água doce!
E numa rápida análise se verifica a quantidade de terra usada por cada quilograma de alimento produzido, sendo que nos lugares do topo encontramos a carne com um total de quase 370 m2.
Dá que pensar, certo? Não podemos negar as evidências, os relatórios e alertas das várias comunidades científicas. Os nossos hábitos alimentares são os principais responsáveis pelo impacto nefasto que o ambiente tem sofrido.
Repensar as nossas escolhas alimentares, assim como questionar de onde vem a nossa comida poderá ser o início da mudança que urge ser feita. De facto, termos acesso, como consumidores, à informação do produto que escolhemos no supermercado, poderia, em última análise, refletir-se em escolhas ambientais mais conscientes.
Esta medida foi já apresentada e discutida no nosso Parlamento, através de um Projeto de Lei
do PAN, que estabelecia a obrigatoriedade de informação ao consumidor dos custos dos impactes ambientais da produção dos géneros alimentícios. Medida que foi, lamentavelmente, chumbada pelo PSD, PS, PCP, CDS e IL.
Questiono-me sobre a verdadeira preocupação ambiental e qual o peso da mesma em comparação com as políticas que continuam a subsidiar indústrias como as da agropecuária intensiva, altamente poluentes a nível do ar e dos solos, assim como grandes utilizadoras de recursos hídricos. Famalicão é bem exemplo disso. Um concelho com grande representação a nível da indústria agroalimentar, carne e derivados, que tem reforçado, quer seja por isenção de IMI ou apoios financeiros diretos, esta mesma, ao invés de canalizar fundos para alternativas mais sustentáveis e fomentar a aposta nas mesmas.
Paradigma | Nós e os Outros: 1. a parte ética de ser vegetariano
A questão das consequências das nossas escolhas alimentares deve ser encarada de frente e sem medos. Cada Governo (cada Autarquia!) deve priorizar a mitigação das mesmas, sabendo que está em causa o futuro do planeta.
Este, que é a nossa casa comum!
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘O início do processo de uma ecovia da nascente à foz do Rio Ave imagina-se longo e moroso, mas tem definitivamente de sair do papel’
Rio Ave, um projeto para ontem!

Combate às desigualdades sociais
Ensino | Vias profissionalizantes e especializadas passam a ter concursos especiais de ingresso no Ensino Superior

Impacto de medidas reavaliado pelo Governo a cada 15 dias
Coronavírus | Reabertura gradual da economia não será sinónimo de normalidade

Eliminação de postos de trabalho é preocupação-chave neste combate
Isabel Camarinha ao lado de trabalhadores da Refinaria de Leça

Recuperação da totalidade do edifício aguarda apoios do Norte 2020
Património | Capela de Nossa Senhora da Conceição é património simbólico de Guimarães

Viana do Castelo
Internamentos | Hospital de Santa Luzia quase triplica camas em cuidados intermédios
Comente este artigo
Only registered users can comment.