As escolas e o apoio à natalidade

As escolas e o apoio à natalidade

Pub

 

 

O início do ano escolar 2020/21 trouxe à evidência uma realidade que pesa na sociedade portuguesa, a qual se vem acentuando ao longo dos últimos anos.

A baixa de nascimentos está a consolidar-se e os estudos demográficos apontam para uma realidade que trará consequências nefastas para o futuro do País se não for rapidamente assumida e tratada.

A baixa do número de crianças afecta directamente as Escolas, a iniciar no ensino básico, com a consequente formação de turmas mistas com anos de escolaridade diferentes, turmas 1º/2º anos e 3º/4º anos nomeadamente.

Mesmo com espaço nas Escolas, requalificadas e com salas de aula disponíveis, a realidade dos números impõe-se à vontade dos Pais e à separação dos alunos por ano escolar, ou seja, a vontade de a um ano de escolaridade corresponder uma turma e uma sala de aula.

Este é um processo que se repete anualmente, um pouco por todo o País: são executadas obras de requalificação em escolas, equipamentos escolares excelentes, a baixa de alunos a seguir e vacatura de salas de aula ou encerramento de escolas mais à frente.

A continuar a baixa natalidade, o cenário futuro das escolas vai ser esse, cada vez menos crianças e cada vez mais encerramentos de escolas!

Esta baixa natalidade, ano após ano, impõe a quem governa que seja feita uma reflexão profunda e uma inversão rápida nas políticas de apoio às Famílias, aos casais que desejam constituir família e às entidades empregadoras.

O Estado, através do Governo e dos Municípios, deve tomar em mãos, rapidamente, medidas mais arrojadas e práticas de apoio porque a vida profissional actual é muito exigente e obriga as Famílias a decidir prioridades, entre uma vida profissional e uma vida familiar para criar gerações.

A Família é anterior ao Estado e o Estado deve servir a Família!

Por isso, tal como a Associação Portuguesa de Famí­lias Numerosas tem como visão, impõe-se “a eliminação das múltiplas penalizações de que são alvo (as Famílias) e da criação de condições globais favoráveis à renovação das gerações”.

São precisos apoios sociais e benefícios fiscais para inverter a tendência da queda demográfica, apoios que estão bem ao alcance do Governo e dos Municípios.

Dinamizar e generalizar a criação de Creches nos locais onde fazem falta, potenciando a experiência do Setor Social neste campo, com horários alargados, nomeadamente nos centros de maior densidade populacional, garantindo uma cobertura global e assegurando a necessária “estabilização” dos preços de frequência.

Comparticipar ou pagar a frequência de Creche das crianças das Famílias com menores rendimentos, tomando como referência, nomeadamente, os escalões da segurança social.

Generalizar os espaços escolares e as atividades extra-lectivas e adaptar os horários escolares às necessidades profissionais das Famílias.

Alargar licenças e apoios à maternidade e compatibilizar, com benefícios mútuos, a vida profissional dos pais com a realidade das entidades empregadores.

Bonificar mais e adequar mais os impostos e as taxas em função dos rendimentos do trabalho, da natalidade e do crescimento das Famílias.

O futuro de Portugal só existirá com Pessoas e com governação para as Pessoas!

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

José Santos Novais

• José Gomes dos Santos Novais • Rua do Outeiro, 191, Macieira • 4755-262 Barcelos • 252951360 • 968037050 • [email protected] • Nacionalidade Portuguesa • Data de nascimento: 24-04-1956 Formação académica • Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Ramo de Produção e Transporte de Energia); Ensino Oficial • Professor de Matemática do 3º Ciclo e Secundário entre 1982 e 1988; • Professor de Educação de Adultos entre 1983 e 1985; Portugal Telecom • Engenheiro de Telecomunicações nos CTT/Telecomunicações, de 29/08/1988 a 1992 • Quadro Superior na Telecom Portugal/Portugal Telecom, de 1992 a 01-10-2007 Área Política • Vice-Presidente da Comissão Política Distrital de Braga do PSD desde 11/07/2020 Área Autárquica • Vereador da Câmara Municipal de Barcelos desde Outubro 2017.

Comente este artigo

Only registered users can comment.