Pub
Esposende assumiu os encargos necessários com vista à reabertura das unidades de saúde familiar do seu concelho, cumprindo, assim, a promessa de disponibilizar os serviços de saúde à população, nomeadamente suportando encargos financeiros que não são, do ponto de vista formal, da sua responsabilidade.
Conforme foi assumido pelo Município, em total articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Cávado III Barcelos/Esposende, reabriu, às 8 horas de hoje, a Unidade de Saúde de Apúlia. Amanhã, também pelas 8 horas, reabrirá a Unidade de Saúde de Forjães, cumprindo as disposições impostas pela Direção-Geral de Saúde.
Em termos materiais, foi instalada uma rampa de acesso, permitindo que fosse criado o circuito de segurança para os utentes, por forma a ser usada uma porta para entrada e uma outra para saída. Relativamente aos serviços médicos que as Unidades de Saúde vão prestar, a partir desta reabertura, o diretor do ACES Cávado III, Fernando Ferreira informou que “os serviços serão garantidos através de mobilidade de médicos e assistentes”, uma vez que há carência de recursos humanos. Em Apúlia, o atendimento decorrerá entre as 8h00 e as 15h00.
Ainda assim, convém recordar que o facto de ter reaberto a Unidade de Saúde de Apúlia não significa que tudo voltou ao normal. Continuamos sob efeito da pandemia provocada pela Covid-19, numa situação de contingência que obriga ao cumprimento das regras definidas pela Direção-Geral de Saúde. Por isso, os utentes devem privilegiar os contactos pelas vias digitais, nomeadamente para solicitar receitas, recorrendo à Unidade de Saúde quando for mesmo essencial, de modo a não sobrecarregar o serviço, deixando-o disponível para quem mais necessita.
Os utentes da Unidade de Saúde de Apúlia podem contatar os serviços através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 253981338. Já os da Unidade de saúde de Forjães poderão estabelecer idênticos contactos através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 253879240.
Fonte e Imagem: Município de Esposende
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.