Saúde | Deteção de material cirúrgico traz prémio à Universidade do Minho

Saúde | Deteção de material cirúrgico traz prémio à Universidade do Minho

Pub

A Sociedade Americana de Ergonomia e Factores Humanos (HFES) premiou um conjunto de investigadores da Universidade do Minho (UMinho) nesta Terça-feira. O galardão de melhor artigo de 2019 resulta de uma publicação na revista Ergonomics in Design por parte Álvaro Sampaio, da Escola de Arquitectura, e António Pontes, Paulo Simões e Pedro Arezes, da Escola de Engenharia. O ensaio propõe um sistema de deteção de material cirúrgico esquecido no corpo dos pacientes.

De acordo com um comunicado da UMinho, o grupo de investigadores “propõe um sistema de identificação por radiofrequência (RFID) incorporado nos instrumentos cirúrgicos”. Esse mecanismo permitiria a detecção imediata desse objectos, que desse modo “não ficariam esquecidos no corpo dos doentes”. O objectivo dessa recomendação seria diminuir estes caso de negligência médica e assim “aumentar a segurança dos pacientes”. A recomendação resultou da análise e do mapeamento “das áreas de contacto entre as mãos dos cirurgiões e sete tesouras cirúrgicas”.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Comente este artigo

Only registered users can comment.