Reitor mostra-se bastante feliz com o facto de quase todas as vagas ficarem preenchidas na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

Ensino | Embaixadores UMinho preparados para acolher mais de 3.000 novos estudantes

Ensino | Embaixadores UMinho preparados para acolher mais de 3.000 novos estudantes

Pub

 

 

O processo de inscrição de novos estudantes na Universidade do Minho (UMinho) vai acontecer, neste ano letivo, em ambiente exclusivamente online. Agora que já sabem em que instituição de ensino superior ficaram colocados, os candidatos que conseguiram acesso na 1ª fase do concurso nacional de acesso nesta universidade dispõem, de imediato, de um tutorial que explica, passo a passo, o processo de matrícula na instituição de ensino superior minhota. 

Rui Vieira de Castro, o Reitor da Universidade do Minho, mostra-se bastante feliz numa primeira reação à publicação dos resultados desta 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

“A Universidade do Minho congratula-se com os excelentes resultados que obteve na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior”, afirma.

Tendo colocado a concurso  3.155 vagas, mais 240 que no ano anterior, ficaram preenchidas, nesta fase, 98,4% das vagas disponibilizadas”, isto é, cerca de 3.100. Para lá disso, “em 95% dos cursos oferecidos, a classificação do último candidato admitido foi superior à do ano transato” e “em três cursos –  Medicina, Engenharia e Gestão industrial e Engenharia Biomédica – a classificação mínima de entrada foi superior a 18 valores”.

A Universidade do Minho vê assim confirmada, mais uma vez, a confiança dos candidatos ao ensino superior na qualidade dos seus cursos. Os elevados níveis de procura registam representam uma grande responsabilidade para a Universidade, que continuará a ter como objetivo essencial da sua ação assegurar uma educação superior que se paute por padrões de elevada qualidade, contribuindo de forma decisiva para a formação das pessoas e o desenvolvimento da região e do país”, conclui Rui Vieira de Castro.

Matrícula na Universidade do Minho, um processo muito simples

A partir desta segunda-feira, a partir de casa, todos os alunos que tenham sido colocados na UMinho na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior vão poder realizar a sua inscrição na academia minhota.

A UMinho criou ainda uma equipa de apoio, da qual também fazem parte atuais estudantes da instituição, que pretende dar resposta as dúvidas que possam surgir a estes novos estudantes durante o processo de inscrição. Essa equipa funcionará em permanência, garantindo o atendimento e encaminhamento das dúvidas dos novos estudantes para os respetivos canais. A equipa estará disponível através das hiperligações acessíveis no portal sou.uminho.pt, já a partir das 9h00 deste domingo, 27 de setembro.

Embaixadores UMinho já estão prontos para acolher novos colegas

A UMinho volta a apresentar, no início do ano letivo, um acolhimento inovador para os seus novos estudantes. À semelhança do que aconteceu em 2019, os “embaixadores UMinho”, estudantes das várias áreas de saber lecionadas na UMinho e devidamente formados para o efeito, irão dar a conhecer a Universidade, as suas unidades orgânicas, os seus cursos e a vida da academia aos seus novos colegas.

Para além de orientar os novos estudantes nos primeiros passos na universidade, os embaixadores mostrarão, desde o primeiro dia, tudo o que um novo estudante procura saber ao chegar à UMinho. Para além das informações gerais acerca da Universidade e sua dinâmica, os “embaixadores” irão explicar aos novos colegas o funcionamento de cada licenciatura e das suas especificidades.

Foram cerca de 300 embaixadores que, ao longo da última semana, participaram em atividades de formação nos campi universitários e a UMinho contará com todos estes para as diferentes fases de matrícula e acolhimento – 1.ª, 2.ª e 3.ª fases – do concurso nacional de acesso.

Escolas e Institutos e Associação Académica preparam programas de acolhimento

O programa de acolhimento que, perante as presentes circunstâncias extraordinárias, terá um papel ainda mais importante, resulta da articulação entre a UMinho e a Associação Académica da UMinho (AAUM), contando com a participação generalizada de toda a Universidade e do programa de Tutorias por Pares.

Neste ano letivo o acolhimento aos novos estudantes foi preparado pelas Escolas e Institutos num formato desdobrado, garantindo datas, horas e locais específicos para receber os novos alunos de cada curso. Esta medida visa garantir o distanciamento social e a devida higienização dos espaços.

A AAUM integra novamente o programa de acolhimento com a realização de várias atividades ao longo do mês de outubro. A iniciativa “Academia à Conversa: A tua Academia de Recursos” irá colocar estudantes universitários a partilhar as suas experiências académicas ligadas ao associativismo, desporto e cultura. Estas conversas serão moderadas pela Rádio Universitária do Minho e transmitidas em direto na página de facebook da AAUM. A estrutura representativa dos estudantes na UMinho preparou ainda o GPS Caloiro, atividade que consiste na promoção de visitas guiadas dinâmicas aos campi da UMinho e às cidades de Braga e Guimarães. A AAUM voltará ainda a apostar em atividades de cariz cultural (em parceria com a Associação Cultural e Recreativa da UM), desportivo (em parceria com a UMinho Sports) e social, tais como dádivas de sangue, uma sessão sobre violência no namoro, promoções sobre voluntariado, dinâmicas de sensibilização de ação social.

Fonte e Imagens: UMinho

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.