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Este ano, ingressaram nas instituições de ensino politécnicas 20.293 estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, mais 3.073 que em 2019, o que representa um aumento de 18% face ao ano passado, com um crescimento de 30% dos candidatos a escolherem o ensino politécnico como 1.ª opção.
A acrescer a estes números bastante positivos do ensino superior de orientação profissional, destaca-se, ainda, o aumento de 24%, no ingresso a instituições politécnicas localizadas em territórios de menor pressão demográfica. Este crescimento é revelador do compromisso que os Politécnicos têm demonstrado com os territórios e com a formação ao longo da vida, traduzido no programa UpSkills, uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – APDC, para requalificar profissionais para as áreas das tecnologias.
Para Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP, “estes resultados demonstram que, apesar do momento que vivemos, de incerteza relativamente ao futuro, os jovens e as famílias acreditam que o ensino superior é um investimento importante a longo prazo. E que podem confiar nos Institutos Superiores Politécnicos, quer pela qualidade da formação e investigação realizadas, nacional e internacionalmente reconhecida, com a aprovação recente de 3 candidaturas para a criação de Universidades Europeias, quer pelas condições tecnológicas e materiais que oferecem, designadamente para lidar com a pandemia, constituindo-se como locais seguros para estudar e investigar”.
O reforço da qualificação da população portuguesa, que para além do CNA se materializa no ingresso de milhares de estudantes nos Plano de Recuperação e Resiliência e concursos especiais, por parte do ensino politécnico e do seu posicionamento na criação de valor para os territórios e as populações onde estão inseridos, são as prioridades estratégicas do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Metodologias pedagógicas ativas, assentes em simulações, problem/project based learning, project based research, sempre com a aposta na formação pedagógica dos docentes, são essenciais para promover o sucesso académico dos estudantes, e uma prioridade do ensino politécnico.
O CCISP pretende posicionar o ensino politécnico na linha da frente e como um parceiro central na construção de um Portugal moderno, assente no conhecimento e na melhoria do bem-estar da população, constituindo-se como um parceiro essencial na execução do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de alcançar um Ensino Superior para todos.
Fonte e Imagem: CCISP
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