Ensino | IPCA bate record com mais de 700 alunos inscritos no concurso nacional de acesso

Ensino | IPCA bate record com mais de 700 alunos inscritos no concurso nacional de acesso

Pub

 

 

Os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) aos cursos de licenciatura para o ano letivo 2020/2021 reforçam a posição do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) no panorama do Ensino Superior com uma taxa de colocação de 99%.

Os resultados agora divulgados não podiam ser mais satisfatórios para o IPCA, instituição de ensino politécnico com sede em Barcelos e polos em Braga, Famalicão e Guimarães. Das 715 vagas oferecidas, o IPCA ocupou 706 após a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o que representa uma taxa de colocação de 99% e um aumento de 70 estudantes face ao ano anterior. A elevada procura pelos cursos do IPCA é também marcada pelo elevado número de candidatos, tendo o IPCA recebido mais de 3.810 candidaturas para as 715 vagas disponíveis.

De realçar ainda o aumento das notas de acesso na generalidade dos cursos do IPCA, o índice de satisfação e a taxa de ocupação de 100% nos cursos em regime pós-laboral. Estes indicadores reforçam a notoriedade e a marca de qualidade que o IPCA tem na sociedade bem como o seu papel na satisfação das necessidades de formação superior da região e do país.

Apesar da contingência que estamos atualmente a atravessar, o IPCA aposta no regime em ensino presencial, preferencialmente para os estudantes do 1ª ano como forma de integração na vida académica e aprendizagem de novas abordagens e metodologias de ensino.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destaca a continuidade numa estratégia que aposta na qualidade e na diferenciação da sua oferta formativa, fortemente alinhada com as necessidades do tecido empresarial, e que se reflete nestes excelentes resultados. “A mensagem que queremos passar este ano é de esperança de que esta situação pandémica se vai resolver; de responsabilidade, pois precisamos da consciencialização de todos no combate à mitigação e de oportunidade para inovar e estimular a aplicação de novas práticas pedagógicas”, refere a presidente.

Os excelentes resultados estenderam-se também aos cursos em regime de pós-laboral, tendo todos os cursos deste regime ocupado 100% das vagas disponíveis e que deverão agora proceder às respetivas matrículas nos seus cursos de eleição.

De realçar, também, o facto de ter sido preenchida a totalidade das vagas disponíveis em 20 dos 22 cursos de licenciatura nos vários regimes de funcionamento (regimes diurno, pós-laboral e de ensino a distância) que o IPCA oferece no ano letivo 2020-2021.

O acesso aos cursos do IPCA em 2020-2021 regista os melhores resultados de sempre, facto também confirmado pelos resultados sobre as colocações nos Cursos Técnicos Superiores (CTeSP) do IPCA. Nestes cursos o IPCA colocou 809 estudantes em 960 vagas oferecidas. Este ano o número de vagas aumentou devido à forte aposta do IPCA no regime pós-laboral.

 

Fonte e Imagem: IPCA

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.