Ambiente | Guimarães distribui EcoPontas, PapaChicletes e WCão por diversos locais do concelho

Ambiente | Guimarães distribui EcoPontas, PapaChicletes e WCão por diversos locais do concelho

Pub

 

 

Guimarães reiniciou a colocação em vários locais do concelho de 15 EcoPontas, 15 WCão Urban e cinco PapaChicletes, numa perspetiva de continuidade na separação destes resíduos com potencial de valorização. Serão ainda instalados nos Parques urbanos do concelho oito WCão Park. É ainda intenção do município vimaranense avançar com estes equipamentos em todas as freguesias.

A dimensão da recolha dos resíduos é importante por questões ambientais e acresce ainda o fator da valorização. Este projeto possui um cariz de I&D [investigação & desenvolvimento], promovendo a valorização dos resíduos, reforçando a importância da economia circular, através de uma colaboração com o Centro para Valorização de Resíduos (CVR). A título de exemplo, com a recolha de 350 beatas é possível construir um tijolo.

Os três projetos foram desenvolvidos pelo Laboratório da Paisagem. trata-se de equipamentos que visam contribuir para alterações comportamentais, através de estruturas com um design apelativo, sendo ainda utilizadas mensagens que visam chamar a atenção, promovendo a interação com quem as está a ler.

O Município de Guimarães foi pioneiro na concretização de projetos como o EcoPontas e do Papa-Chicletes, que já se espalharam pelo país. Entretanto, desenvolveu o WCão que nasceu no âmbito do Projeto de Resíduos e Higiene Urbana, integrado na estratégia G4CE – Guimarães para a Economia Circular, disponibilizando ainda sacos biodegradáveis para os utilizadores. Estas estruturas têm ainda uma preocupação com a sustentabilidade.

A estrutura de maiores dimensões, desenhada para os parques de lazer ou zonas verdes, incorpora o conceito de coberturas verdes, promovendo a biodiversidade e o aproveitamento da água das chuvas, com um bebedouro para animais. Além disso incorpora esferas de argila e carvão ativado na cobertura verde e no filtro da água da chuva, resultante de um processo de valorização das pontas de cigarro recolhidas no EcoPontas.

 

Fonte e Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.