Música | Borealis Ensemble estreia ‘ Este som de o mar praiar’ na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
Pub
A Casa das Artes de Famalicão assinala as comemorações do Dia Mundial da Música com uma estreia mundial, pelas 19h00 do dia 1 de outubro, Em palco estará o novo projeto do Borealis Ensemble, constituído por Sara Braga Simões (soprano), António Carrilho (flautas de bisel), Catherine Strynckx (violoncelo) e Helena Marinho (piano) – Este Som de o Mar Praiar.
Este som de o mar praiar, que vai buscar o título da obra a um verso da Mensagem (1934) de Fernando Pessoa, evoca os sons de um mar inatingível ou utópico, remetendo para uma dimensão essencial da identidade portuguesa, a sua complexa relação com o mar. A temática tem sido explorada na cultura portuguesa extensivamente, desde as artes plásticas à música. No campo da música erudita, este fascínio pelo mar está representado em obras que lhe fazem referência através do título ou da poesia cantada. O projeto Este som de o mar praiar pretende revisitar precisamente essa ligação entre o mar e a composição e interpretação musicais, promovendo a criação de novos repertórios e apresentando obras do património musical português relacionadas com a temática.
Percorrendo um leque diverso de obras de câmara de compositores e compositoras portugueses em torno de três temas – Brasão, Mar Português, Encoberto (tal como as três partes da Mensagem) – o concerto relata a história da nossa ligação ao mar, destacando-se a estreia mundial de novas criações de Isabel Soveral, Nuno da Rocha, e Hugo Vasco Reis, encomendadas para este projeto.
Este som de o mar praiar do Borealis Ensemble conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Universidade de Aveiro, e Instituto de Etnomusicologia.
A entrada custa 4 euros ou 2 euros para estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores.
Obs: artigo editado em 29092020, 16h28, corrigindo a hora do espetáculo.
Fonte: Município de Famalicão; Imagens: (0) Borealis Ensemble
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.