Associação Alzheimer Portugal, neurologistas e enfermeiros esclarecem dúvidas e dificuldades relativas a uma patologia mental severa cada vez mais frequente

Demência | CNS assinala Dia Mundial com conversa online ‘Doença de Alzheimer em tempos de pandemia’

Demência | CNS assinala Dia Mundial com conversa online ‘Doença de Alzheimer em tempos de pandemia’

Pub

 

 

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o Campus Neurológico Sénior (CNS) organiza, em parceria com a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS), no dia 21 de setembro, às 18h00, uma conversa online, em formato de videoconferência, centrada no tema “Doença de Alzheimer em tempos de pandemia”.

A videoconferência será moderada por Joana Morgado, médica neurologista, e contará com a presença de Camila Nóbrega, igualmente médica neurologista, Filomena Sousa, psicóloga e responsável pela consulta de apoio ao cuidador do , do Enf. Tiago Pama, Coordenador de Enfermagem do CNS e da Dra. Rosário Zink, representante da Associação Alzheimer Portugal.

Esta conversa online destina-se a toda a comunidade com interesse nesta doença, incluindo doentes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

O que é a Doença de Alzheimer?

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, refere a associação Alzheimer Portugal. Provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras), tendo como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, e dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

O aparecimento de tranças fibrilhares e placas senis impossibilitam a comunicação entre as células nervosas, o que provoca alterações ao nível do funcionamento global da pessoa. Quando a pessoa perde uma capacidade, raramente consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.

A Doença de Alzheimer tem um profundo impacto social, dada a enorme dependência dos doentes em relação aos seus cuidadores.

ÀS VEZES, O QUE PARECE UMA DESPEDIDA, PODE SER UM RECOMEÇO

Para assinalar o mês mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, Ana Bola, Ivo Canelas, Mariama Barbosa, Rita Brütt, Sandra Santos, Sara Norte, Vitor Norte e o Dj e Produtor Branko juntam-se numa campanha que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e que pretende apresentar a Alzheimer Portugal como um “recomeço” com que as pessoas podem contar, após conhecerem o seu diagnóstico ou do seu familiar.#AlzheimerPortugal #Setembro #Recomeços #AmigosNaDemência #CampanhaSolidária #Demência #DoençaDeAlzheimer

Publicado por ALZHEIMER PORTUGAL em Terça-feira, 1 de setembro de 2020

Fontes: CNS, AP; Imagem: (0) CNS, (1) AP

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.